Coronavírus: UnB suspende aulas por mais 15 dias; medida vale a partir desta segunda

Decisão atende a decreto do governo do Distrito Federal, publicado neste sábado (14). Atividades devem ser retomadas em 31 de março, diz reitoria.

Aula em anfiteatro da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Isa Lima/UnB
Aula em anfiteatro da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Isa Lima/UnB

A Universidade de Brasília (UnB) decidiu prorrogar a suspensão das aulas nos campi da instituição por mais 15 dias. O motivo é o risco de exposição ao novo coronavírus. A decisão vale a partir desta segunda-feira (16) e, portanto, as atividades devem ser retomadas no próximo dia 31 de março.

A medida, segundo a reitoria, atende ao decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). As normas para evitar a transmissão da Covid-19 foram publicadas no Diário Oficial deste sábado (14).

“Informamos que as atividades acadêmicas e administrativas presenciais permanecerão suspensas em toda a Universidade por 15 dias, a contar da próxima segunda-feira, 16 de março”, disse a UnB em nota.

Ainda de acordo com a direção da universidade, a prorrogação já estava prevista em uma resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Apesar disso, na última quinta (12), a UnB disse em nota que considerava a determinação do GDF para suspensão das aulas como “precipitada, diante do que orientam as autoridades de saúde”.

Calendário acadêmico

Corredor do ICC Norte, UnB — Foto: Bianca Marinho/G1
Corredor do ICC Norte, UnB — Foto: Bianca Marinho/G1

Apesar do cancelamento das aulas pelos próximos dias, a reitoria informou que durante este período, as “atividades presenciais de segurança ou outras consideradas essenciais” estarão mantidas e que, até o momento, “não há previsão de alteração no calendário acadêmico”.

“As atividades acadêmicas poderão ser substituídas por exercícios domiciliares, realizados sob a orientação dos decanatos de ensino […], com supervisão das unidades acadêmicas.”

IFB

O Instituto Federal de Brasília (IFB) anunciou que também vai manter a suspensão das aulas, mas somente até o dia 22 de março. A medida é uma tentativa de conter a epidemia do novo coronavírus no país.

Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília — Foto: IFB/Divulga~çao
Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília — Foto: IFB/Divulga~çao

“Considerando a evolução do quadro e a constante preocupação com a integridade da saúde de seus estudantes, servidores e colaboradores, o IFB comunica a suspensão das aulas no período de 14 a 22 de março de 2020”, diz comunicado.

Fonte: G1 DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também