Chega a 9,7 mil número de casos de dengue no DF

Estudo feito por pesquisadores brasileiros mostrou que pessoas que tiveram dengue têm mais propensão a desenvolverem sintomas da covid-19, caso sejam contaminadas pela doença.
Estudo feito por pesquisadores brasileiros mostrou que pessoas que tiveram dengue têm mais propensão a desenvolverem sintomas da covid-19, caso sejam contaminadas pela doença.

Total representa aumento de 272% dos casos em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, número de mortes é menor em 2020.

Por Carolina Cruz, G1 DF

Mosquito Aedes aegypti é o tranmissor da zika, dengue e chikungunya.  — Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz/Divulgação

Mosquito Aedes aegypti é o tranmissor da zika, dengue e chikungunya. — Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz/Divulgação

A Secretaria de Sáude do Distrito Federal registrou 9.775 casos de dengue entre 29 de dezembro de até 7 de março. O número representa uma alta de 272% nos casos comparado ao mesmo período do ano anterior – quando foram confirmados 3.589 casos.

Apesar do maior número de doentes, há uma queda nos casos de mortes causadas pelo vírus. Em 2019, os dados já mostravam quatro óbitos nesta época. Já neste ano, uma pessoa faleceu.

A Ceilândia lidera o ranking de casos de dengue, com 1.194. Em seguida, está o Gama, com 1.041, e Taguatinga, que registrou 679.

Veja a tabela completa abaixo:

Tabela mostra números de dengue em todas as regiões do Distrito Federal  — Foto: Secretaria de Saúde/Reprodução

Tabela mostra números de dengue em todas as regiões do Distrito Federal — Foto: Secretaria de Saúde/Reprodução

Prevenção

De acordo com a Secretaria de Saúde, o governo está tomando medidas para prevenir o avanço da dengue na capital. Entre as ações, a pasta cita a contratação e capacitação de 600 agentes para combate à dengue e a circulação do carro do fumacê duas vezes ao dia.

Ainda segundo a secretaria, ainda no mês de março foi realizado o Dia D de combate à dengue – com visitas de agentes sanitárias – nas regiões da Ceilândia, Sobradinho I, Recanto das Emas, Taguatinga, Guará, Fercal, Vicente Pires, Vila Planalto, Planaltina e Lago Norte.

Larvas da dengue, no Distrito Federal — Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília.

Larvas da dengue, no Distrito Federal — Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília.

Estado de emergência

Em janeiro deste ano, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou situação de emergência na saúde do Distrito Federal por “risco de epidemia de dengue, potencial epidemia de febre amarela e a possível introdução dos vírus zika e chikungunya” no DF.

O decreto “autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia”. O texto cita:

  • a compra de insumos e materiais;
  • a contratação de serviços para “atendimento da situação emergencial”;
  • contratação de pessoal por tempo determinado.

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também