Em meio a crise do coronavírus, suspensão de validade de concursos no DF pode evitar gastos desnecessários do governo, diz deputado

Por Matheus Venzi*

Nesta quarta-feira (25), foi protocolado um Projeto de Lei (PL) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que tem o objetivo de autorizar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a suspender o prazo de validade dos concursos em vigência durante o período de isolamento provocado pela disseminação do coronavírus (Covid-19).

O objetivo do PL, proposto pelo deputado distrital Claudio Abrantes (PDF), é garantir a segurança dos concursados e evitar mais gastos para o governo. “Este é um momento em que todas as atenções estão voltadas para a preservação da vida, por meio da prevenção ao contágio. Dessa forma, todas as fases, como os testes e avaliações que fazem parte do processo natural dos concursos, estão paralisadas. E, à medida que o tempo passa, o prazo desses candidatos se esvai sem que eles possam avançar em seus certames”, comenta.

O líder do governo na Câmara explica como o Projeto de Lei beneficiará os cofres públicos. “Se temos candidatos aprovados, aguardando apenas o cumprimento de determinadas fases, não há motivo para que o prazo desses concursos chegue ao fim, em função da calamidade, e tenhamos de realizar fazer tudo de novo, com todos os gastos novamente”, analisa o deputado.

O parlamentar também ressaltou que a realização de novos concursos, desconsiderando os que já estão em vigência, também poderia atrasar a recomposição do quadro de servidores do DF. Agora, o PL será debatido e votado no Plenário da CLDF.

*Maheus Venzi é jornalista/Redação SOS BRASÍLIA

COMPARTILHE AGORA:

Leia também