Flamengo comunica funcionários de férias coletivas por 20 dias; jogadores são exceção

Decisão vale para todo o quadro de empregados com carteira assinada pelo clube e entra em vigor nesta quinta-feira. Atletas têm negociação distinta com a diretoria

Por Cahê Mota — Rio de Janeiro

O Flamengo tomou a primeira medida trabalhista como consequência do coronavírus: férias coletivas. o clube informou a boa parte dos funcionários com carteira assinada que a decisão entre em vigor a partir desta quinta-feira, 26 de março. É o primeiro dos grandes do Rio de Janeiro e tomar tal medida. A situação não vale para jogadores e nem o técnico Jorge Jesus.

Sede da Gávea está fechada e à disposição das autoridades — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Sede da Gávea está fechada e à disposição das autoridades — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

A situação dos jogadores está sendo discutida diretamente entre a A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) e a Comissão Nacional de Clubes, com divergências nas questões salariais que deixam o acordo distante em um primeiro momento. Já os funcionários CLT foram comunicados não somente das férias coletivas como também da possibilidade de prorrogação por mais dez caso a situação do coronavírus não seja controlada.

No comunicado enviado no fim da tarde desta quarta, o Flamengo trata como “estado de calamidade pública” a situação decorrente pelo coronavírus e diz que, além do bem-estar dos funcionários, as medidas visam “equacionar impactos trabalhistas sem precedentes”

View image on Twitter

No ofício enviado virtualmente para os funcionários, o Flamengo trata como estado de calamidade pública a situação causada pelo coronavírus. O clube admite ainda que as medidas têm como objetivo também “equacionar impactos trabalhistas de uma crise sem precedentes”.

Desta maneira, o Rubro-Negro informa que as férias coletivas estão respaldadas em acordo assinado na última segunda-feira entre o clube e o Sindicato dos Empregados em Clubes, Federações e Confederações Esportivas e Atletas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (Sindeclubes).

O Flamengo informa ainda que o referente às férias se pago no dia cinco subsequente ao mês das férias e que clube prazo para pagamento do terço constitucional vai até o dia 20 de dezembro.

Desde o início da semana passada, o Flamengo já tinha suspendido suas atividades tanto na Gávea quanto no Ninho do Urubu. A sede social, inclusive, está à disposição das autoridades para instalação de postos de combate a Covid-19, no ginásio Hélio Maurício.

Fonte: GE

COMPARTILHE AGORA:

Leia também