Vacina contra gripe: DF tem 93% dos idosos imunizados e acaba com sistema de ‘drive-thru’

Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 190 mil pessoas foram vacinadas. Campanha continua até 22 de maio.

Por G1 DF

Servidora aplica vacina contra a gripe em idosa, dentro do carro, no Distrito Federal — Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Servidora aplica vacina contra a gripe em idosa, dentro do carro, no Distrito Federal — Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que, até a manhã desta sexta-feira (27), 93% dos idosos da capital receberam vacina contra a gripe. A campanha teve início na segunda (23) e, segundo a pasta, cerca de 190 mil pessoas já foram imunizadas. O esforço continua até 22 de maio.

Idosos foram o grupo prioritário para vacinação contra gripe neste ano porque são os mais vulneráveis ao novo coronavírus. A vacina não protege contra a Covid-19, mas facilita o diagnóstico do vírus, já que elimina a possibilidade de contágio por outros tipos de gripe.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, como a taxa de imunização de idosos foi alta, será suspenso o esquema de ‘drive-thru’, que ocorria desde segunda. Também não haverá mais atendimento por ordem alfabética.

As medidas tinham o objetivo de evitar aglomerações nos postos de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo o secretário-adjunto de assistência à saúde do DF, Ricardo Tavares, a alta taxa de imunização em apenas uma semana é “histórica”.

“A gente tem um marco histórico. 93% da população-alvo, que são os nossos idosos, nesta etapa da campanha serem vacinados é algo realmente muito gratificante. “

Outros grupos

A lista de salas de imunização está disponível no site. Os próximos grupos prioritários são:

  • A partir de 30 de março: profissionais de saúde
  • A partir de 16 de abril: professores e profissionais de segurança e salvamento
  • A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais

Segundo o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, a capital recebeu do Ministério da Saúde 216 mil doses da vacina. O próximo lote está previsto para 7 de abril, mas Araújo disse que já pediu a antecipação ao governo federal.

Ele afirma ser essencial que a população respeite o calendário de vacinação proposto pela pasta.

“É [preciso] procurar no fluxo normal, evitar fila, para não criar uma crise na campanha de vacina, onde não há necessidade.”

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também