Mulher de 61 anos é 1ª morte pelo coronavírus no DF, diz Secretaria de Saúde

Viviane Rocha de Luiz atuava como assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ela morreu em 23 de março, mas diagnóstico de Covid-19 só saiu neste domingo (29).

Por G1 DF e TV Globo

Viviane Rocha de Luiz foi a primeira vítima do coronavírus no DF — Foto: Facebook/Reprodução

Viviane Rocha de Luiz foi a primeira vítima do coronavírus no DF — Foto: Facebook/Reprodução

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, neste domingo (29), a primeira morte causada pelo novo coronavírus na capital. Trata-se da enfermeira Viviane Rocha de Luiz, de 61 anos, que atuava como assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Ela foi internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em 22 de março e morreu no dia seguinte, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ela tinha obesidade mórbida, era hipertensa e ex-fumante.

  • O primeiro teste para Covid-19 deu inconclusivo, mas uma contraprova feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, confirmou o diagnóstico. Viviane era responsável pela Câmara Técnica de Vigilância Sanitária do Conass.

No último dia 23, a entidade soltou uma nota de pesar pela morte dela. Veja abaixo:

“É com imensa tristeza e pesar que o Conass se despede nesta segunda-feira, 23 de março de 2020, da querida Viviane Rocha de Luiz.

A Vivi, que por muitos anos se dedicou aos estudos e à luta pelo financiamento do Sistema Único de Saúde, deixará muita saudade junto aos colegas, com os quais sempre se relacionou com doçura e gentileza ao longo de muitos anos, sempre colecionando registros das viagens que adorava fazer e nos presenteando com suas histórias, alegria, entusiasmo e carinho.

Aos familiares e amigos, os nossos mais profundos sentimentos.”

Outro caso

Na sexta-feira (27), o governo do DF chegou a confirmar uma morte pelo novo coronavírus na capital. Seria um homem de 46 anos que procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho.

No entanto, no sábado (28), a Secretaria de Saúde informou que o teste do paciente deu negativo para Covid-19. Segundo a pasta, ” desencontro de informações se deu em virtude da indicação de suspeita da doença no atestado de óbito que, em si só, não confirma a causa morte”.

Coronavírus no DF

Segundo boletim divulgado pelo governo do DF, até a manhã deste domingo (29), havia 288 casos de coronavírus na capital. Dessas, 12 infecções são críticas e 13, graves. A maioria dos pacientes é composta por homens (60,07%) e tem entre 31 e 40 anos (32%).

A primeira paciente diagnosticada com a doença na capital segue internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hran. Ela respira por aparelhos e está em coma induzido, mas apresentou “discreta melhora” no sábado (28), segundo a Secretaria de Saúde.

Desde a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus em Brasília, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou uma série de medidas para conter a proliferação do vírus.

Veja a Nota Oficial da Secretaria de Saúde do DF;

COMUNICADO SES/DF

Ontem, por volta da meia noite, 28, foi confirmado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz – RJ) o resultado positivo da contraprova para o novo Coronavirus (SAR- COV2)

Portanto, trata-se da primeira vítima oficial do Covid-19 no Distrito Federal.

Entenda o caso

A paciente de 61, deu entrada no Hospital da Zona Norte (HRAN) na madrugada do dia 22 passado, transferida de hospital particular, com quadro de febre, desconforto respiratório, com histórico de contato com paciente confirmado de COVID19, que havia realizado viagem internacional. Apresentava comorbidades e evoluiu com parada cardiorrespiratória no dia 23 as 11:40.

Tendo feito exame específico para COVID19, com resultado inconclusivo no Lacen e uma segunda amostra positiva, essa amostra foi encaminhada para contraprova no laboratório da Fiocruz, que só nesta madrugada confirmou para COVID19.

Moradora de Brasília, todos aqueles que tiveram contato direto com a vítima estão sendo monitorados pela
autoridade sanitária do DF.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também