Documentário sobre mulheres na política estreia no DF

Por: Redação SOS

Com direção de Bianca Novais e Flora Egécia e roteiro de Dandara Lima, Me Farei Ouvir estreou nesta quarta (21/9), no Cine Brasília

Com a plateia lotada e muitos aplausos, estreou nesta quarta-feira (21/9), no Cine Brasília, o documentário Me Farei Ouvir. Com direção de Bianca Novais e Flora Egécia, e roteiro de Dandara Lima, o filme investiga a sub-representação de mulheres na política brasileira. A produção, com duração de 30 minutos, aborda os gargalos e labirintos que a democracia brasileira produz para dificultar o acesso de mulheres entrevistando candidatas eleitas ou não.

O curta-metragem foi realizado exclusivamente por mulheres e filmado no segundo semestre de 2019. A produção é fruto de um projeto sem fins lucrativos e não teve apoio de recursos públicos. Para financiá-lo, foi necessário fazer uma campanha de arrecadação que até mesmo ultrapassou a meta. Foram mais de 800 doadores.

Me Farei Ouvir cruza a trajetória de mulheres diversas, com experiência ou militância política, notórias ou estreantes. Há depoimentos inéditos das deputadas federais Benedita da Silva, Áurea Carolina, Luísa Canziani, Joênia Wapichana, da deputada estadual Erica Malunguinho, da cientista política Flávia Biroli, a advogada Gabriela Rollemberg, a administradora do Plano Piloto Ilka Teodoro, da ex-governadora do DF Maria Abadia e ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy.

Ilka Teodoro destacou a relevância do documentário para o debate atual a respeito da participação das mulheres na política.

A partir dessas figuras diversas, com experiência ou militância política, o documentário sai em defesa da paridade de gênero e da promoção de mais mulheres na política, principalmente mulheres negras que são o maior grupo demográfico do País, segundo o Instituto Brasileiro e Geografia e Estatísticas (IBGE).

 

Fonte: Portal Metrópoles 

COMPARTILHE AGORA:

Leia também