Coronavírus: Bolsonaro fará pronunciamento na TV ‘para evitar pânico’

Gravação deve ir ao ar às 20h30 em rede nacional

Por Gustavo Maia

Presidente Jair Bolsonaro, que vai falar em rede nacional sobre coronavírus Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Presidente Jair Bolsonaro, que vai falar em rede nacional sobre coronavírus Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro gravou no fim da tarde desta sexta-feira um pronunciamento que será exibido em cadeia nacional de rádio e televisão às 20h30 para tranquilizar a população sobre a presença do coronavírus no Brasil. Na chegada ao Palácio da Alvorada, ele afirmou que a melhor forma de evitar problemas “é não entrar em pânico”.

— Gravei agora há pouco. Qual a ideia de gravar? Os casos começaram a aparecer no Brasil e estão se multiplicando. Lógico que pode aumentar bastante, tá? Mas a melhor maneira de você evitar o problema é não entrar em pânico e seguir as orientações. Iríamos passar por isso mais cedo ou mais tarde — declarou o presidente.

Brasil já tem 13 casos confirmados

O Brasil já registrou 13 casos confirmados do novo coronavírus, segundo balanço do Ministério da Saúde atualizado na tarde desta sexta-feira. São dez em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e um na Bahia.

O caso do Distrito Federal, cujo primeiro teste deu positivo, ainda espera a contraprova do Instituto Adolfo Lutz, localizado em São Paulo, para ser considerado positivo. Até o último boletim, divulgado na quinta-feira, eram nove casos confirmados.

Os casos suspeitos passaram de 631 para 768; a maioria deles continua sendo registrada em São Paulo (222). Em seguida vêm Minas Gerais (123), Rio Grande do Sul (112), Rio de Janeiro (111) e Santa Catarina (59).

Por região, são 457 casos no Sudeste, 196 no Sul, 54 no Nordeste, 54 no Centro-Oeste, e sete no Norte.

Outras 480 suspeitas já foram descartadas — são pessoas cujos testes apontaram a presença de outros vírus, como os provocadores da gripe, ou que deram negativo para o Sars-CoV-2.

Fonte: Globo

COMPARTILHE AGORA:

Leia também