Golpistas mantinham falsa central de atendimento para clientes. Companhia de energia alerta que único canal para contato é pelo 116.
Por Laura Tizzo, TV Globo
Padaria em Samambaia Norte, no DF, vítima do golpe de criminosos que se passavam pro funcionários da CEB para cobrar falsas dívidas — Foto: TV Globo/Reprodução
Golpistas se passaram por funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) e extorquiram R$ 4,7 mil do dono de uma padaria em Samambaia Norte. O crime ocorreu no dia 6 de janeiro e, até a publicação desta reportagem, era investigado pela Polícia Civil.
O golpe consistiu em uma falsa cobrança de dívida. De acordo com o empresário Kader Alves Boaventura, proprietário do estabelecimento, um dos criminosos ligou na padaria e se identificou como funcionário da CEB.
Ele teria comunicado a existência de uma multa porque o relógio medidor não fora atualizado – do analógico para o digital – e que a ausência deste pagamento teria levado o caso à Justiça.
Caixa de medição de energia elétrica de uma padaria em Samambaia Norte que foi alvo do golpe da falsa cobrança da CEB — Foto: TV Globo/Reprodução
As trocas começaram em março do ano passado, mas, segundo a própria CEB, o procedimento é gratuito e feito em apenas duas circunstâncias. “Por defeito ou, quando em fiscalização, os técnicos identificam alguma fraude”, explica o diretor de atendimento ao cliente, Gustavo Alvares.
“A troca não gera custo algum. Além disso, a CEB não entra em contato com o cliente por intermediários.”
O diretor de atendimento ao cliente da CEB, Gustavo Alvares — Foto: TV Globo/Reprodução
O proprietário da padaria estava em uma viagem quando ficou sabendo da “cobrança” por meio de funcionários. Em ligação, eles repassaram a informação de que a multa deveria ser paga dentro de duas horas, caso contrário, a energia seria cortada e o religamento poderia demorar até uma semana.
“Minha empresa depende 100% de energia, ficar 1 hora sem energia, para mim é fatal”, disse Kader Boaventura à reportagem. Segundo ele, os criminosos ainda passaram um número 0800, como se fosse da CEB, para tirar dúvidas.
“Era tipo uma central. A gente ligava, e tinham duas a três pessoas diferentes que atendiam, sempre se identificando como CEB.”
Kader Alves Boaventura, dono de uma padaria em Samambaia Norte, alvo do golpe da falsa cobrança da CEB — Foto: TV Globo/Reprodução
Diante do desespero de ver a padaria fechada por, pelo menos, uma semana, Kader pediu aos funcionários que fizessem o pagamento. No extrato, ele viu que o dinheiro havia caído em uma conta registrada em Campinas, interior de São Paulo.
“A maioria dos golpes vêm de lá. De imediato registrei a ocorrência”, disse o empresário. Mesmo assim, ele afirma não ter esperança de recuperar o dinheiro.
A CEB informa que tomou conhecimento de que outras pessoas foram vítimas do mesmo tipo de golpe, mas não precisou o total. O único canal de atendimento da companhia é pelo número 116.
Fonte: G1/DF