Gatos ficam presos no Teatro Nacional de Brasília, fechado há 6 anos

Animais entram por passagens de escoamento de água e ventilação do prédio. Secretaria de Cultura diz que ‘monitora situação’.

Por Fabiano Andrade, TV Globo

Gato fica preso no telhado do Teatro Nacional, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Gato fica preso no telhado do Teatro Nacional, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Fechado há seis anos, o Teatro Nacional de Brasília não recebe atrações desde então. Ultimamente, no entanto, o espaço tem sido abrigo de visitantes inusitados: gatos de rua, que acabam ficando presos no prédio após entrarem por passagens de escoamento de água e ventilação.

Os animais escalam o vidro e caem no telhado do mezanino, em cima do foyer da sala Villa-Lobos. Depois, não conseguem mais sair do local.

A Secretaria de Cultura informou à reportagem que tem monitorado a situação dos gatos no teatro e que pediu orientações sobre a situação para o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) (veja íntegra mais abaixo).

Fome e calor

Gatos invadem o Teatro Nacional em Brasília

Gatos invadem o Teatro Nacional em Brasília

O servidor público Henrique Matos, trabalha próximo ao Teatro Nacional e conta que avisou a Secretaria de Cultura e a Gerência de Vigilância de Zoonoses sobre o problema. Segundo ele, o caso se arrasta há mais de 6 meses.

“O maior problema é que esses gatos estão entrando nessa estrutura e alguns morrem. Eles ficam presos, passam fome, além da temperatura ser alta no telhado. Os gatos ficam vários dias miando e pedindo socorro e ninguém faz absolutamente nada.”

Segundo o servidor público, os vigilantes do teatro já tentaram ajudar colocando uma tábua, e uma escada improvisada para os gatos descerem. No entanto, os animais não conseguiram concluir o trajeto.

Interdição

Gatos escalam o vidro do Teatro Nacional e acabam caindo no telhado do mezanino, que em cima do foyer da sala Villa-Lobos — Foto: TV Globo/Reprodução

Gatos escalam o vidro do Teatro Nacional e acabam caindo no telhado do mezanino, que em cima do foyer da sala Villa-Lobos — Foto: TV Globo/Reprodução

Um dos mais importantes espaços culturais da capital, o Teatro Nacional de Brasília foi interditado em 2014, a pedido do Ministério Público do DF (MPDFT). À ocasião, o órgão apontou 112 irregularidades durante uma vistoria no local.

Entre elas estavam falta de alvará de funcionamento, de sinalização de saídas de emergência e de um sistema de proteção por extintores de incêndio.

Desde então, o GDF tem feito sucessivas promessas de reforma no local. No ano passado, a Secretaria de Cultura recebeu R$ 33 milhões do Ministério da Justiça para o restauro da sala Martins Penna. O acordo prevê que o espaço seja reaberto até 2021.

O que diz a Secretaria de Cultura

Em nota, a Secretaria de Cultura informou que tem monitorado a situação dos gatos no Teatro Nacional. Veja íntegra:

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) tem monitorado a invasão das dependências do Teatro Nacional Claudio Santoro por felinos que utilizam passagens de escoamento de água e de ventilação do prédio tombado para entrar no monumento.

Deste modo, a diretoria de Manutenção do Patrimônio de Espaços Culturais comunica que solicitou via processo (SEI), junto ao Instituto Brasília Ambiental, orientações para providências e colaboração em relação ao recolhimento destes animais, assim como a indicação de ONGs protetoras que possam ajudar na destinação dos felinos para adoção.

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também