Hacker criptografou todos os processos e emails do STJ

O hacker que invadiu o Superior Tribunal de Justiça criptografou todo o acervo de processos da corte, bloqueou o acesso também às caixas de email de ministros da corte. Todos os dados e sistemas que estavam nos servidores do STJ foram criptografados. O hacker conseguiu criptografar até mesmo os backups dos dados da corte. Hoje, quinta-feira, quase 48 horas após o ataque, o STJ não existe virtualmente.

Técnicos do tribunal e peritos de empresas terceirizadas não conseguiram quebrar até agora a criptografia – e talvez nunca consigam. Neste momento, a íntegra do acervo do segundo tribunal mais importante da República está bloqueada e indisponível.

Trata-se, seguramente, do mais grave ataque digital já cometido contra um órgão de estado do Brasil.


Devido a onda de ataques cibernéticos aos principais Órgãos da Administração Pública (STJ, STF, Ministério da Saúde, entre diversos outros órgãos) foram tomadas preventivamente as seguintes providências:

  1. Bloquei do Firewall que ocasionou a parada de diversos sistemas cooperativos.
  2. Rebaixamento de nível de permissão nos ADs de toda a floresta GDFNET/SEF, onde todos com perfil de adm perderam suas permissões de administradores ou similares uma vez que a vulnerabilidades é em cima dos serviços de AD.
  3. Por último, foram fechadas todas as portas no firewall, ou seja, bloquei total.

Por fim, sugerimos que todas as unidades do Estado tomem as mesmas providências: Bloqueio total!


Fonte: O bastidor

COMPARTILHE AGORA:

Leia também