Morte de ciclista atropelado em acostamento na BR-080, no DF, completa 1 ano e família pede justiça

Renato Carlos Rezende dos Santos, atropelado na BR-080, no Distrito Federal — Foto: Reprodução/Redes sociais

Renato Carlos Rezende dos Santos foi atingido por motorista que tentou fazer ultrapassagem em local proibido. Caso ocorreu no dia 17 de setembro de 2019.


Nesta quinta-feira (17), a morte do ciclista Renato Carlos Rezende dos Santos, atropelado no acostamento na BR-080, em Brazlândia, no Distrito Federal, completa um ano. A família cobra Justiça e denuncia impunidade em relação ao motorista Lucas Nunes Menezes Regis Serafim, à época com 23 anos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Lucas tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido e acabou atingindo Renato Carlos, que pedalava com grupo de ciclistas. Conforme a Polícia Civil, o motorista fez teste do bafômetro, que deu negativo.

Ao reviver o acidente, a viúva de Renato pede mais agilidade da Justiça. Kadna Adriana Prazeres Lê Rezende, de 43 anos, conta que o motorista responde em liberdade e nunca deu nenhum tipo de ajuda à família.

G1, não localizou a defesa de Lucas Nunes Menezes Regis Serafim

Filhos perguntam pelo pai

Kadna é professora e ficou sozinha com os dois filhos, um menino de 4 anos e uma menina de 11 anos. Ela diz que as crianças ainda perguntam pelo pai.

“Eramos uma família muito unida, o Renato sempre foi presente”, lembra.

Segundo ela, “nem os pedidos de indenização saíram”. Kadna explica que, além das perdas econômicas, os filhos perderam a referência do pai. “O Renato que era o provedor da casa”, explica.

Homicídio culposo

Local onde Renato Carlos Rezende dos Santos morreu após ser atropelado na BR-080, em 17 de setembro de 2020 — Foto: TV Globo/Reprodução
Local onde Renato Carlos Rezende dos Santos morreu após ser atropelado na BR-080, em 17 de setembro de 2020 — Foto: TV Globo/Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal concluiu o inquérito policial sobre a morte de Renato Carlos Rezende dos Santos e indiciou Lucas Nunes Menezes Regis Serafim por homicídio culposo – sem intenção de matar.

Nesta quarta-feira (16), o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) informou que ofereceu denúncia contra o jovem, no dia 15 de julho passado, pela prática de “homicídio culposo na direção de veículo automotor ao realizar manobra imprudente”.

O MP afirmou que a denúncia foi aceita pela Justiça em 11 de agosto de 2020, e Lucas Nunes virou réu. A reportagem questionou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) sobre o andamento do processo, mas órgão não havia enviado resposta, até a publicação desta reportagem.

Relembre o caso

Ciclistas prestam última homenagem a amigo que morreu atropelado na BR 080
Ciclistas prestam última homenagem a amigo que morreu atropelado na BR 080

Renato Carlos Rezende dos Santos, de 41 anos, estava com um grupo de ciclistas, no acostamento da BR-080, na altura de Brazlândia, quando foi atingido. O atropelamento ocorreu por volta das 19h30, de 17 de setembro de 2019.

Renato morava em Taguatinga e era acostumado pedalar na região da BR-080, em Brazlândia. Conforme a ocorrência, registrada na 18ª Delegacia de Polícia, “para evitar uma batida frontal com outro veículo que vinha na direção contrária, Lucas Nunes Menezes Regis Serafim direcionou o carro que dirigia para o acostamento e atingiu Renato Carlos”.

O Corpo de Bombeiros chegou a acionar um helicóptero para o socorro, no entanto, o ciclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Enquanto os militares atendiam a ocorrência, Lucas teve uma crise nervosa, mas rejeitou ser atendido em um hospital.

No dia 18 de setembro, o corpo de Renato Carlos Rezende dos Santos foi enterrado no cemitério de Taguatinga. Usando equipamentos de proteção e com balões pretos, em sinal de luto, amigos prestaram uma homenagem ao ciclista (veja vídeo acima).

Na mesma data, o governador Ibaneis Rocha (MDB), cancelou a programação da Semana Nacional de Trânsito no Distrito Federal, duas horas antes do evento começar. Segundo o Detran-DF, Ibaneis mandou encerrar a campanha “em razão dos acidentes de trânsito ocorridos recentemente”.

Naquela semana, ao menos três acidentes graves foram registrados. Na segunda-feira (16), uma aluna da rede pública de ensino foi atropelada na frente da escola onde estudava, em Samambaia. A faixa de pedestres que ela usou estava apagada. Menos de 24 horas depois, o Detran sinalizou a travessia.

Na terça (17), um micro-ônibus especializado em transporte escolar bateu em uma van que também levava estudantes. Seis crianças ficaram feridas. Os veículos estavam com os documentos em dia.

Também na terça, o ciclista Renato Carlos Rezende dos Santos, de 41 anos, morreu ao ser atropelado por um carro na BR-080.

Fonte: G1 DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também