Nova fase da Lava Jato mira negócios de filho de Lula

PF cumpre 47 mandados de busca em nova fase da Lava Jato do Paraná

Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 10, a 69ª fase da Operação Lava Jato. Estão sendo cumprido 47 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e no Distrito Federal. A ação é um desdobramento da 24ª fase, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o principal alvo e foi obrigado a depor por três horas e quarenta minutos.

A operação deflagrada nesta terça, batizada de “Mapa da Mina”, foi autorizada pela 13ª Vara Federal de Curitiba e apura crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa, tráfico de influência internacional e lavagem de dinheiro. Segundo as investigações da polícia, o esquema era feito por meio de contratos de operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura atuantes no Brasil e no exterior.

Os serviços contratados teriam sido realizados em “patamares ínfimos” ou não foram prestados. A Polícia Federal informou que o montante dos repasses apurado “até o momento” chega a 193 milhões de reais, realizados entre 2005 e 2016. Ainda não foi informado quem seriam os alvos desta nova fase da Lava Jato.

Na 24ª fase da Lava Jato, que deu origem a esta nova, os investigadores queriam esclarecer os favores e milhões de reais que o petista recebeu de empreiteiras enroladas no petrolão. Entraram na mira dos investigadores o tríplex no Guarujá, que a OAS reformou e mobiliou; o sítio em Atibaia, também equipado e reformado para uso de Lula; os 10 milhões de reais que empreiteiras pagaram à LILS, empresa de palestras do ex-presidente; e os 20,7 milhões de reais repassados por elas ao Instituto Lula.

Fonte: Veja.com e MSN notícias

COMPARTILHE AGORA:

Leia também