2ª Festival de Cinema ‘Filmaê’ exibe 117 mostras competitivas produzidas por smartphone

Debates, oficinas e júri popular fazem parte da programação. Atividades são gratuitas e vão até domingo (10).

Festival Nacional de Cinema “Filmaê” chega à 2° edição no DF. — Foto: Filmaê/Divulgação
Festival Nacional de Cinema “Filmaê” chega à 2° edição no DF. — Foto: Filmaê/Divulgação

O Festival Nacional de Cinema “Filmaê” chega à 2° edição nesta quarta-feira (11) com debates, oficinas e exibições de 117 mostras competitivas produzidas em celular, no Distrito Federal. As atividades são gratuitas e vão até domingo (15), no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul.

Na quarta (11), acontece a abertura do evento na Universidade Católica de Brasília (UCB), trazendo em sua programação debates entono do desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação: “Narrativas independentes. O jornalismo que utiliza o telefone como câmera e a conexão 4G como canal ao vivo” e “Produção audiovisual com dispositivos móveis”.

Já na quinta-feira (12), têm início das oficinas que Filmaê irá promover, no Teatro de Bolso do Espaço Cultural Renato Russo. Segundo os organizadores do evento, são voltadas para o aperfeiçoamento de técnicas de realização de filmes por meio de equipamentos móveis (smartphones e tablets).

Mostra competitiva

Cena do filme "Somos capazes", de Ronaldo Rocha, selecionado para o festival FilmAÊ, em Brasília — Foto: FilmAÊ/Divulgação
Cena do filme “Somos capazes”, de Ronaldo Rocha, selecionado para o festival FilmAÊ, em Brasília — Foto: FilmAÊ/Divulgação

Entre os dias, 13 a 15 de março, o festival vai exibir os filmes nacionais em mostra competitiva. Neste ano, o evento contabilizou 330 inscrições habilitadas para o evento. Desses filmes, a curadoria geral selecionou 117 para ser finalista desta edição para disputar o “Troféu Filmaê”.

De acordo com o coordenador geral do festival, Fernando Campos, os filmes são produzidos por dispositivos móveis (smartphones, tablets e Gopro). Além disso, o evento só aceita filmes realizado por brasileiros ou estrangeiros que morem no Brasil até 2 anos.

Fernando explica que os participantes do evento podem votar em categorias técnicas – melhor roteiro, melhor direção, melhor interpretação, melhor fotografia, melhor filme. Os curtas podem ser assistidos também, pelo site oficial do festival.

“Nós achamos que temos uma responsabilidade em democratizar o audiovisual e também temos a responsabilidade de formar o público. Então, nós passamos para o público a responsabilidade de fazer o voto de categorias técnicas, escolhas que são feitas por profissionais”, declarou o coordenador.

“O júri popular escolhe categorias técnicas, isso é uma coisa que a gente não vê em lugar nenhum”.

Além disso, o evento traz mostra não-competitiva de títulos internacionais realizados na Suíça, Portugal, Espanha, França, Austrália, Nigéria e Estados Unidos.

“O festival tem essa característica, ele é nacional, entretanto, ele tem uma forte mostra internacional. Então, esse ano nós vamos ter 33 filmes estrangeiros na nossa mostra não competitiva”.

Programe-se

2ª Festival de Cinema ‘Filmaê’

  • Data: 11 de março
  • Local: Auditório do Bloco K, Universidade Católica de Brasília (QS 07 – Lote 01, EPCT – Taguatinga)
  • Data: 13 a 15 de março de 2020
  • Local: Espaço Cultural Renato Russo
  • Gratuito
  • Mais informações: www.filmae.com.br

Fonte: Larissa Passos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *