Detran: 57% dos veículos estão sem licenciamento no DF

Fiscalização do documento deste ano começa em setembro. Multa pode chegar a R$ 293,47.

Por G1 DF

Agente manda carro parar em blitz do Detran no Distrito Federal — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Agente manda carro parar em blitz do Detran no Distrito Federal — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou, nesta sexta-feira (26), que 57,2% da frota da capital está sem licenciamento deste ano. Até agora, 772.376 veículos estão licenciados, o que corresponde a 42,8% do total de automóveis registrados na capital.

Segundo o Detran, o documento passará a ser cobrado durante fiscalizações em setembro. O condutor que não estiver com o veículo licenciado perde sete pontos na carteira de habilitação e tem de pagar multa de R$ 293,47. Nesse caso, o automóvel também é recolhido.

Para obter o o documento, o proprietário do veículo deve pagar o IPVA, o seguro DPVAT, a taxa de licenciamento e as multas pendentes.

A maioria dos débitos pode ser emitido no site do Detran-DF. Já o IPVA pode ser acessado por meio da página da Secretaria de Fazenda.

Documento em casa

Para o usuário que ainda não recebeu o documento, o Detran recomenda verificar se existem débitos pendentes, por meio do site ou pelo telefone 154. O órgão também orienta o motorista a verificar se o endereço residencial está atualizado.

Se o proprietário já quitou todos os débitos e ainda não recebeu o CRLV, é possível emitir o protocolo de autorização provisória para a circulação de veículo, também pelo site do Detran.

O documento provisório tem validade de 60 dias e cada proprietário poderá retirar a autorização uma única vez.

Fonte: G1

COMPARTILHE AGORA:

Leia também