Estudante da UnB é selecionado para programa de estudos sobre Brics na Rússia

Foto: Arquivo pessoal

Iniciativa treina jovens sobre questões políticas, econômicas e humanitárias do grupo. Ao todo, oito brasileiros foram escolhidos.

Por Nicole Angel*, G1 DF

Otávio Mayrink foi um dos oito brasileiros selecionados para o Brics International School — Foto: Projeto Politeia/Divulgação

Otávio Mayrink foi um dos oito brasileiros selecionados para o Brics International School — Foto: Projeto Politeia/Divulgação

O estudante de direito da Universidade de Brasília (UnB) Otávio Henrique Mayrink, de 22 anos, é um dos oito brasileiros selecionados para a segunda edição do programa Brics International School.

O evento ocorre entre 26 e 30 de agosto em Moscou, na Rússia, e vai treinar jovens sobre questões políticas, econômicas e humanitárias dos Brics – bloco formado por cinco países com economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Segundo o jovem, a responsabilidade de estar entre os selecionados é grande, mas a alegria é maior. “Me sinto horando e feliz. Vou dar o meu melhor para representar o Brasil”, afirma.

Nascido em Montes Claros, Minas Gerais, Otávio se mudou-se com a mãe para a capital federal em 2004, depois que ela foi convocada pelo Exército. Atualmente, o jovem cursa o 10º semestre na UnB.

Na Rússia, o jovem participará de debates voltados a economia, tecnologia e política internacional, os principais temas de interesse dele.

“[O programa] juntou duas paixões: a Rússia, que é um país que sempre me fascinou, com a área internacional tecnológica. É uma oportunidade única poder trazer todo esse conhecimento para o Brasil.”

O estudante de Direito fez um semestre de Direito no Canadá através de intercâmbio acadêmico — Foto: Arquivo pessoal

O estudante de Direito fez um semestre de Direito no Canadá através de intercâmbio acadêmico — Foto: Arquivo pessoal

Os selecionados para o programa vão receber uma bolsa para custear as aulas, a estadia em Moscou, programação cultural, alimentação e transporte no país. O único gasto do candidato é com a passagem aérea até a capital russa.

Para pagar o deslocamento, Otávio fez uma vaquinha online e embarcou para Moscou nesta sexta-feira (23). A previsão é que ele chegue ao destino no domingo (25).

Experiências e futuro

A experiência na Rússia será a segunda de Otávio no exterior. No primeiro semestre do ano, ele fez um intercâmbio acadêmico no Canadá, onde estudou Direito.

Os planos do jovem para o futuro incluem o sonho de seguir a carreira de diplomata.

“Minha mãe sempre me ensinou a retribuir tudo aquilo que a gente aprende e recebe na vida. Eu quero servir ao meu país, meu povo”, afirma.

Estudos em Moscou

Esta é a segunda edição do programa de estudos Brics International School, realizado pelo Russian National Committe on Brics Research. A iniciativa busca treinar e ensinar jovens sobre as questões políticas, econômicas e humanitárias dos Brics.

Na primeira edição do programa, que aconteceu em 2018, cinco brasileiros foram selecionados.

Michel Temer cumprimenta os chefes de Estado do Brics após foto oficial do encontro de cúpula da China — Foto: Beto Barata, PR

Michel Temer cumprimenta os chefes de Estado do Brics após foto oficial do encontro de cúpula da China — Foto: Beto Barata, PR

Brics

Brics é um bloco econômico que reúne países considerados emergentes, do ponto de vista econômico. Além do Brasil, estão no grupo a Rússia, Índia, China e África do Sul.

Desde 2009, o Brics realiza, anualmente, reuniões de cúpulas com os chefes de Estado e de governo para debaterem as atividades econômicas dos países. Neste ano o bloco se reúne em Brasília, entre 13 e 14 de novembro.

O encontro ocorre no Palácio do Itamaraty, com o tema “Brics: crescimento econômico para um futuro inovador”.

*Sob a supervisão de Maria Helena Martinho

Fonte: G1

COMPARTILHE AGORA:

Leia também