Igrejas do DF usam tecnologia para manter celebrações

Em meio à pandemia de coronavírus, religiosos tiveram que se adaptar. Eventos têm sido transmitidos pela internet.

Por Wellington Hanna/TV Globo

Santuário Dom Bosco, em Brasília, colocou fotos de fiéis em bancos — Foto: Fabiano Andrade/TV Globo

Santuário Dom Bosco, em Brasília, colocou fotos de fiéis em bancos — Foto: Fabiano Andrade/TV Globo

Em meio à Semana Santa, a Catedral Metropolitana de Brasília estava vazia na madrugada desta sexta-feira (10). O templo, que no ano passado recebeu cerca de 1 mil pessoas para a data, teve que se adaptar devido à pandemia do novo coronavírus.

Desde 19 de março, as celebrações religiosas presenciais estão suspensas no Distrito Federal por conta da Covid-19. O jeito então foi recorrer à tecnologia e transmitir os eventos pela internet. As missas ocorrem até domingo (12), em horários variados, mas ao invés de fiéis, o altar está cercado de equipamentos de filmagem.

“Aqui estaria fervilhando de gente. Era uma das celebrações mais cheias, gente de todos os lugares pra celebrar essa missa conosco”, afirma o pároco da Catedral de Brasília, padre João Firmino.

“Dá um friozinho na barriga como tivesse com uma igreja lotada. Mas é muito bom e a gente espera que as pessoas estejam também aproveitando, apesar de toda limitação, aproveitando tudo isso.”

O padre afirma que ainda não se adaptou totalmente à nova forma de trabalho. “É bem estranho e desafiador. É você saber que é uma câmera que tá aí na sua frente, e por trás ou dentro daquela câmera, tem um número muito grande de pessoas que estão te escutando, te ouvindo, te assistindo.”

No Santuário Dom Bosco, na Asa Sul, os fiéis também assistem à missa pela internet e são lembrados por meio de fotos posicionadas nos bancos e no altar da igreja.

Evangélicos

Para os evangélicos, Páscoa representa a redenção da humanidade. Segundo o presidente do Conselho de Pastores Evangélicos do DF, Josimar Francisco, a data vai ser marcada pelas orações em família.

“Serão realizados lives, cultos onlines e santas ceias. Muitas igrejas estarão celebrando as santas ceias, que é o ritual mensal das nossas igrejas”, afirma.

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também