CCBB Educativo disponibiliza 150 títulos do acervo digital sobre arte e educação

Público tem acesso gratuito a vídeos, arquivos e cursos durante quarentena; veja opções. Conteúdo é voltado para adultos e crianças.

Por G1 DF

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília  — Foto: CCBB/Divulgação

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília — Foto: CCBB/Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Educativo) disponibilizou cerca de 150 títulos do acervo digital de arte e educação para o público acessar durante o período de isolamento social contra o coronavírus. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado pela internet.

No site é possível encontrar arquivos em vídeos, imagens e texto sobre música, percussão corporal para crianças, arte indígena, acessibilidade em museus e consciência anti-racista, por exemplo (veja outras opções abaixo).

A iniciativa, segundo o CCBB é uma forma de driblar o cenário de isolamento imposto pelo surgimento da Covid-19, já que o espaço cultural está fechado. As obras disponíveis online são parte do acervo das principais atrações que fizeram parte da programação nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte nos últimos dois anos.

O conteúdo é voltado, principalmente, para comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiências e para profissionais dos campos da arte e da cultura.

Para crianças

Percussão corporal para crianças

Em meio ao acervo, é possível encontrar opções diversas para entreter as crianças durante o período de quarentena. Um exemplo, é o artigo da Cláudia Maria Souza Mesquita sobre Música na Educação Básica.

O texto dá dicas de como abordar métodos de “percussão corporal” no ensino da música: o artigo sugere caminhos para educação na escola pública, bem como o passo a passo de como fazer alguns exercícios de percussão corporal em crianças.

Literatura infantil

Em um vídeo, o doutor em filosofia e professor da UFRJ, Renato Nogueira – autor de literatura infantil e roteirista de desenhos animados – faz um paralelo entre a clássica história de Pinóquio e a humanidade.

O pesquisador também exibe trechos do filme “Kiriku e a Feiticeira” – animação do francês Michael Ocelot. A narrativa baseada em uma perspectiva africana, apresenta um personagem capaz de falar sobre o protagonismo da criança no processo de aprendizagem.

“A narrativa aborda, de forma alegórica, o protagonismo da infância”, explica Renato.

Cinema

'O cinema como paisagem onírica': arte usada na divulgação de curso no CCBB Educativo — Foto: Reprodução

‘O cinema como paisagem onírica’: arte usada na divulgação de curso no CCBB Educativo — Foto: Reprodução

No curso ministrado pela Lila Foster, o tema abordado é a vertente criativa no cinema, a animação, o cinema experimental e as produções contemporâneas de cineastas como Tim Burton. A conversa está disponível em vídeo com tradução em Libras.

Terreiros, aldeias e quilombos

No curso, a engenheira florestal e professora Ângela Maria da Silva Gomes apresenta o conceito de biodiversidade relacionado aos povos localizados “abaixo da Linha do Equador”.

Com base em ensinamentos dos povos indígenas e africanos, a pesquisadora afirma que a biodiversidade se associa a uma noção ancestral ainda pouco discutida, mas ainda assim presente no cotidiano. “O que caracteriza esses grupos é pensar a natureza como uma extensão da vida”, diz.

Arte e arquitetura

Visita a obras de Athos Bulcão — Foto: CCBB Educativo/Divulgação

Visita a obras de Athos Bulcão — Foto: CCBB Educativo/Divulgação

Convidado para conduzir o uma visita à exposição de Athos Bulcão, o artista autodidata Alexandre Mancini apresentou obras gráficas do escultor.

Em seguida, ao percorrer as telas, Mancini destacou a dimensão pessoal envolvida na pintura. “Esse era um trabalho realizado com as próprias mãos, enquanto a produção de azulejos, esculturas e relevos era feita por terceiros”, afirmou.

Fonte: G1/DF

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *