Coronavírus: DF tem 14 casos confirmados, diz Secretaria de Saúde

Foto: Hannah A Bullock e Azaibi Tamin/CDC/Divulgação via Reuters

Ao todo, 158 casos continuam sendo investigados e 84 foram descartados. Primeira paciente com Covid-19 em Brasília permanece em estado grave.

10 de março - Imagem obtida por um microscópio eletrônico mostra o primeiro caso americano de COVID-19 obtida pelo Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) em Atlanta, nos EUA — Foto: Hannah A Bullock e Azaibi Tamin/CDC/Divulgação via Reuters
10 de março – Imagem obtida por um microscópio eletrônico mostra o primeiro caso americano de COVID-19 obtida pelo Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) em Atlanta, nos EUA — Foto: Hannah A Bullock e Azaibi Tamin/CDC/Divulgação via Reuters

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, no começo da tarde deste domingo (15), que o número de casos de coronavírus confirmados em Brasília subiu para 14. Até sábado (14), eram 8 casos confirmados pela pasta.

Ao todo, 158 notificações de coronavírus na capital continuam sendo investigadas e 84 foram descartadas. A Vigilância em Saúde afirma que “o monitoramento da situação epidemiológica no Distrito Federal é feito diariamente” – o órgão é responsável pelos números oficiais.

No levantamento do Ministério da Saúde, também divulgado neste domingo, o DF tinha 8 casos confirmados de coronavírus, 81 suspeitos e 91 descartados.

O primeiro caso do novo coronavírus no DF foi confirmado no dia 5 de março. A paciente, uma mulher de 52 anos, que voltou de viagem à Europa, permanece internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em estado grave (veja mais abaixo).

Segundo a secretaria, todos os casos de coronavírus no DF, até agora, foram importados.

Números do coronavírus neste domingo (14), segundo Secretaria de Saúde do DF

  • Em investigação: 158
  • Confirmados: 14
  • Descartados: 84
  • Total: 256

Paciente em estado grave

Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

De acordo com boletim médico divulgado durante a tarde deste domingo, a primeira paciente com Covid-19 no Distrito federal permanece internada em estado grave (veja íntegra abaixo). Na sexta-feira (13), a mulher apresentou piora no quadro clínico.

A doença foi agravada por conta de problemas anteriores de saúde, explicam os médicos. O marido dela, que também foi diagnosticado com coronavírus, permanece em isolamento em casa, no Lago Sul.

O casal viajou para o Reino Unido e à Suíça no mês passado. Eles voltaram à capital em 26 de fevereiro e, segundo a família, a mulher já apresentava sintomas de coronavírus.

No dia 4 de março ela foi internada no Hospital Daher, uma instituição privada, no Lago Sul. No dia 6 de março, após ficar dois dias na UTI do hospital privado, ela foi transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), da rede pública. O Hran é considerado referência para o tratamento do coronavírus em Brasília.

A transferência da paciente foi duramente criticada pelo Ministério da Saúde. O secretário-executivo da pasta João Gabbardo, classificou como “inadmissível” a transferência.

“Nós não aceitamos e nós não vamos concordar que isso possa ser feito. O plano de saúde, o hospital privado que atendeu o paciente, ele está preparado para atender o paciente grave na UTI, não tem porque ele não atender um paciente que precise de atendimento intensivo só porque tem o coronavírus”, disse Gabbardo no dia 9 de março. .

Boletim público da paciente em 15 de março, às 13h

“Paciente internada em isolamento na UTI do Hospital Regional da Asa Norte com síndrome respiratória aguda severa permanece em estado grave, sedada e afebril.
Apresenta ainda comorbidades que agravam o quadro clínico.
A paciente está sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar e todo suporte técnico-científico.”

Fonte: G1 DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também