DESAFIO DE MERCADO/ Competir é evoluir!

Por: Fábio Henrique

Por Fabio Henrique*

A competitividade empresarial é o grande motivador da inovação, evolução do mercado com produtos e prestações de serviços adequados no planejamento estratégico do futuro da sociedade, geração de negócios e desafios de gerar valor agregado com ações potencialmente influentes no crescimento cultural que deseja se destacar.

O desafio de todas as empresas que querem continuar destacando – se no mercado vem de uma atuação ousada no mapeamento das necessidades dos consumidores, na criação de tendências com o foco do seu público alvo e satisfazendo as mais íntimas particularidades e desejos das pessoas, assim à marca ganha um valor inestimável, considerável aos “olhos” da concorrência e inicia-se o momento de consolidação.

Competir num mercado cada dia mais acirrado não é tarefa para amadores, porém esta “guerra” nasce no disputado, cruel e difícil proposta pelos mesmos consumidores e para se destacar é necessário um produto bem arrojado, adaptativo na vida das pessoas, além de um bom custo x beneficio, então as pesquisas e analises de consumo são intensas e com profissionais bem preparados para este tipo de desenho de cada segmento e suas exigências.

São diversos os fatores que influenciam no nível de competitividade empresarial de um negócio:

* Capacidade de inovação;

* Produtos e serviços de qualidade;

* Diferenciais comerciais;

* Capacidade de produção e entrega;

* Alcance geográfico;

* Ações de marketing;

* Entre outros.

Estabelecer parcerias de sucesso e muito bem estruturado, elaboradas auxiliam na força do alcance no processo de resultados e construção, trata-se de uma ajuda mutua, onde ambas as partes devem ter interesse em se beneficiar.

Vale lembrar que o mercado sempre estará em uma mudança continua e competitiva para vender e trazer resultados, ou seja, analisar o mercado, desenvolver, monitorar o perfil do cliente é fundamental para tratar as exigências, surpreender, criando uma fidelização do público, portanto, ganhando autoridade, espaço, gradativamente.

O investimento é fundamental na condução dos projetos, com um bom plano, mas principalmente investir de maneira correta em ideias bem estruturadas e equipe de alto nível operacional, gestão de projetos, visão holística ao difundir as analise de um produto com lastro mercadológico.

*Fabio Henrique é empresário e colunista convidado do SOS BRASILIA

COMPARTILHE AGORA:

Leia também