Escola pública do Gama é a 12ª no DF a aderir modelo de gestão compartilhada com a PM

Comunidade escolar aprovou projeto cívico-militar com 75% dos votos. Votação ocorreu no mesmo dia em que modelo foi regulamentado.

Por Carolina Cruz e Hugo Evaristo, G1 DF e TV Globo

Assembleia para votação da gestão compartilhada no Centro de Ensino Fundamental 05 (CEF 5) do Gama — Foto: Reprodução/TV Globo

Assembleia para votação da gestão compartilhada no Centro de Ensino Fundamental 05 (CEF 5) do Gama — Foto: Reprodução/TV Globo

O Centro de Ensino Fundamental 05 (CEF 5) do Gama, no Distrito Federal, aprovou o modelo de gestão compartilhada com a Polícia Militar. A votação ocorreu na noite desta quarta-feira (30), com 75,6% dos votos favoráveis à proposta.

O resultado foi divulgado por volta das 22h30. Do total de 156 votantes, 37 (23,7%) discordaram da implementação e apenas uma pessoa (0,7%) votou nulo. Veja resultado:

  • Sim: 118 (75,6%)
  • Não: 37 (23,7%)
  • Nulo: 1 (0,7%)

Com a inclusão do CEF 5, sobe para 12 o número de escolas militarizadas no DF. A assembleia ocorreu no mesmo dia em que a Secretaria de Educação publicou as regras que regulamentam o projeto (saiba mais abaixo).

Debate

Antes da votação, pais, estudantes e professores participaram de um debate sobre o projeto. Durante a apresentação do modelo de gestão compartilhada houve desentendimentos (assista o vídeo abaixo). O professor Otávio Carvalho, que trabalha na escola, avaliou que a mesa proposta “não tinha representatividade”.

“Falaram membros do governo, da Segurança Pública, do Conselho de Educação, mas nenhum professor da escola foi ouvido. Nem posicionamento contra, nem posicionamento a favor.”

Já a mãe de um aluno, Aline Deivide, afirmou que a escola “precisa de segurança”, um dos critérios utilizados para a seleção das instituições inseridas no modelo.

“Existe a violência, principalmente ao redor da escola, drogas aqui é o que mais acontece”, afirmou.

CEF 5 do Gama vota pela gestão compartilhada com a Polícia Militar

CEF 5 do Gama vota pela gestão compartilhada com a Polícia Militar

Regras da gestão

Por mais de oito meses, as escolas que aceitaram servir como piloto para o projeto executaram a gestão compartilhada sem regulamentação.

Com a adesão ao modelo cívico-militar, a rotina nas escolas mudou. Os estudantes participam do hasteamento da bandeira e seguem regras mais rígidas, como no controle de entrada e saída dos colégios.

Já as regras para penteados, que inicialmente previam corte curto para os meninos e coque para meninas, foram alteradas. No início do mês, a Secretaria de Educação informou que iria “flexibilizar” a norma.

A regulamentação cita ainda que “os penteados para cabelos crespos poderão ser adaptados conforme orientação da equipe gestora do Colégio Cívico-Militar”.

Em relação aos uniformes, a Secretaria de Educação informou que cada estudante receberá, no início do ano letivo, modelos unissex com camiseta meia manga cinza-claro, com o brasão do CCMDF, o nome do aluno e o brasão do DF (veja na imagem).

studantes das escolas militarizadas terão uniformes unissex com camiseta meia manga cinza-claro, com o brasão do Colégio Cívico-Militar do Distrito Federal — Foto: Secretaria de Educação/Reprodução

studantes das escolas militarizadas terão uniformes unissex com camiseta meia manga cinza-claro, com o brasão do Colégio Cívico-Militar do Distrito Federal — Foto: Secretaria de Educação/Reprodução

Conheça os cinco documentos que normatizam a gestão compartilhada:

Escolas militarizada no DF

O governo pretende implementar o projeto em 40 escolas até 2022. As instituições são escolhidas levando em conta os índices de criminalidade e vulnerabilidade social.

Desde o início do ano, duas escolas votaram contra a militarização. O Gisno (Asa Norte) e o CEF 407 (Samambaia) disseram não à proposta. Em seguida, o colégio de Samambaia voltou atrás e optou pela gestão compartilhada.

À época, a negativa fez com que o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmasse ao G1 que iria implementar o modelo “de qualquer jeito”.

Veja lista de escolas com gestão militarizada no DF

  1. Centro Educacional 3 de Sobradinho
  2. Centro Educacional 308 do Recanto das Emas
  3. Centro Educacional 1 da Estrutural
  4. Centro Educacional 7 de Ceilândia
  5. Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina
  6. Centro Educacional 1 do Itapoã
  7. Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga
  8. Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante
  9. Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia
  10. Centro Educacional 416 de Santa Maria
  11. Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II
  12. Centro de Ensino Fundamental 05 do Gama

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também