POLÍCIA CIVIL OFERECE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS

Por HERON LUIZ/sosbrasilia

    A Divisão A Divisão de Proteção à Saúde do Servidor (DPSS) da Polícia Civil do Goiás (PCGO) (FOTO) localizada, na Rua 17, quadra 02, lote 04, casa 06, no Setor Aeroviário de Goiânia está oferecendo para a população, a partir de hoje, (26/07), alguns serviços médicos. Essas atividades são feitas, por uma equipe multidisciplinar, a intenção é fazer a prevenção e o tratamento de doenças surgidas o exercício da atividade laboral. A instituição é formada, pelo Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial (NIAB), Seção de Serviço Social (SSS), Seção de Projetos em Saúde (SPS) e Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a unidade ainda percorre delegacias da capital e interior para orientar os servidores sobre os cuidados com a saúde física e mental.

            A agente da Polícia Civil e psicóloga especializada em neuropsicologia, Eliane Beppu relata. “Essa visita às unidades policiais, denominada de Operação Saúde, foi uma orientação do nosso diretor-geral, delegado Odair José Soares, para que todos os servidores passem a prestar atenção nas atitudes e cuidados que podem fazer a diferença na construção de uma rotina mais saudável”. Ela afirmou que, “muitos policiais e mesmo servidores administrativos passam por problemas físicos ou psicológicos, mas ainda são poucos os que procuram o suporte da unidade. Temos um serviço de excelência que precisa ser divulgado”.

            Segundo as informações da Polícia Civil do Goiás, “o corpo técnico formado por psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, enfermeiros, técnicos e engenheiro de segurança do trabalho, a DPSS realiza ações preventivas em saúde e acompanha o tratamento de servidores. Além disso, periodicamente, realiza campanhas de vacinação e doação de sangue. “A unidade dá o suporte necessário, dentro de suas especialidades técnicas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho do profissional de segurança pública, que é o maior patrimônio da instituição, ou mesmo de seus familiares”, explica o delegado-geral Odair José”. A PCGO explica que, “existe ainda o apoio social dos colaborados administrativos da unidade, que realizam o transporte de pacientes não acamados e com dificuldades de locomoção, para realização de exames e consultas, bem como empréstimos de material que auxiliam na readaptação física de pacientes acometidos por situações transitórias de incapacidade de mobilidade, tais como cadeiras de rodas, cadeira de banho e muletas. “Essa colaboração é parte fundamental do nosso trabalho”, diz Beppu. Diariamente, a DPSS realiza sessões de fisioterapia e psicologia, testes glicêmicos e aferição de pressão arterial”.

            A Polícia Civil do Goiás esclarece que,  a unidade fica responsável pelo acompanhamento de servidores que necessitem de licença do trabalho, seja por motivo de saúde física ou psicológica. “A atividade desenvolvida, sobretudo pelo policial, é naturalmente estressante. É importante saber que esse profissional precisa ter um acompanhamento para que essa rotina cansativa não afete sua qualidade de vida. Por isso, batemos na tecla do cuidado diário, seja uma simples ginástica laboral, até a atenção para problemas mais graves, como estresse pós-traumático ou Síndrome de Bournout, um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema”, alerta a coordenadora. Mais informações pelos telefones: (62) 3201-95-85 e 3201-95-89, ou no site da Polícia Civil do Goiás: www.policiacivil.go.gov.br .

 FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.policiacivil.go.gov.br

COMPARTILHE AGORA:

Leia também