“Pratique Saúde em Casa” leva cuidados com mente e corpo às redes sociais

Ação visa dar continuidade às Práticas Integrativas de Saúde durante o isolamento social

AGÊNCIA BRASÍLIA *

Muitos pacientes da rede pública estão acostumados, uma vez por semana ou mais, a participar dos grupos para as Práticas Integrativas de Saúde (PISs) nas unidades básicas, nos Centros de Atenção Psicossocial e em policlínicas. Diante da pandemia do coronavírus, trata-se de um momento de promoção da saúde e de exercitar corpo e mente.

Para não parar tudo durante esse período de isolamento, a Secretaria de Saúde disponibiliza vídeos em suas redes sociais para que pacientes continuem a cuidar do corpo e da mente, cada um em sua casa, segundo Orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia tambémVeja, aqui, a atualização diária das medidas de combate pelo GDF

Na ação chamada “Pratique Saúde em Casa”, os vídeos que serão postados na rede têm base em técnicas como meditação, automassagem, tikum – que é uma modalidade de tai chi chuan –, técnica de redução de estresse, massagem em bebês (shantala), antroposofia, exercícios físicos e ioga. E também práticas mentais e sensoriais, em diversas áreas que possam promover saúde em todos os níveis.

“O objetivo é que a população não fique desassistida, desmotivada, e acabe progredindo para adoecimentos que são gradativos e silenciosos, como solidão e ansiedade diante dos casos de muitas notícias negativas. São situações que podem motivar diversas outras doenças, desequilíbrios, agitação, nervosismo, impaciência, intolerância”, enumera o assistente social Cristian da Cruz Silva.

Os materiais de audiovisual terão a orientação de grandes mestres, técnicos e facilitadores com experiência em Práticas Integrativas em Saúde. “É mais um cuidado disponível para toda a população em relação à saúde física, psíquica, emocional. E até mesmo social”, completa o servidor.

As PISs são metodologias de saúde desenvolvidas tradicionalmente pelo mundo e adotadas pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Acompanhe as postagens no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube oficiais da pasta.

* Com informações da Secretaria de Saúde

COMPARTILHE AGORA:

Leia também