Semana de Moda de Nova Iorque volta com desfiles presenciais no segundo semestre

Após duas temporadas virtuais, os desfiles serão realizados de 8 a 12 de setembro, como parte do American Collections Calendar

Redação SOS Brasília

O Conselho de Designers de Moda da América (CFDA, na sigla original) divulgou a programação preliminar em parceria com a empresa IMG, responsável pela plataforma NYFW: The Shows. As duas organizações criaram um calendário conjunto, na intenção de revitalizar o evento e reafirmar a força de NY como uma capital da moda.

O Council of Fashion Designers of American é uma associação comercial de estilistas dos Estados Unidos. Em 2001, a organização vendeu a divisão que produzia e organizava o evento New York Fashion Week, a 7th on Sixth, para a IMG. Dessa forma, o CFDA passou a organizar somente o calendário “oficial”, enquanto a IMG produz o evento NYFW: The Shows, com um cronograma próprio de desfiles, simultâneo ao do CFDA, porém mais amplo. Ou seja, havia dois calendários diferentes para cada edição da Semana de Moda de Nova York.

Até então, vários estilistas costumavam participar das duas programações ao mesmo tempo, mas nem todos os desfiles incluídos no NYFW: The Shows faziam parte do calendário do CFDA. Vale destacar que, no começo deste ano, o CFDA rebatizou o próprio calendário como American Collections Calendar, uma iniciativa mais ampla que abrange tanto o lineup “oficial” do NYFW, como desfiles de estilistas norte-americanos apresentados fora das datas tradicionais do mercado (ou fora do país).

Esta edição do NYFW também traz finalistas do CFDA/Vogue Fashion Fund 2021, como LaQuan Smith e Eckhaus Latta. Outras ações serão o New York Men’s Day (no primeiro dia) e o lançamento da IMG Fashion Alliance, pela qual 11 estilistas estadunidenses apresentarão coleções no Spring Studios – locação onde ocorrem a maioria dos desfiles do NYFW: The Shows – ao longo de três temporadas.

O Conselho de Designers de Moda da América, no comunicado que anuncia o lineup preliminar, afirmou que todos os desfiles presenciais seguirão os protocolos de saúde do estado de Nova York. A organização compartilhará um memorando de boas práticas de saúde, bem-estar e diversidade com os estilistas e produtores dos desfiles. Steven Kolb afirmou ao WWD que há intenção de continuar em parceria com a IMG em temporadas posteriores.

Outro detalhe interessante do próximo New York Fashion Week é a proximidade com o Met Gala deste ano, marcado para o dia 13 de setembro. O evento celebrará a primeira parte da próxima exposição anual do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, dedicada à moda norte-americana. Saiba todos os detalhes clicando aqui.

 

COMPARTILHE AGORA:

Leia também