BRASILEIRÃO 2020/ COM AJUDA DO ARQUIRRIVAL, INTER GARANTE LIDERANÇA ISOLADA

Por: Lino Tavares

INTER X ATLÉTICO MG.jpg

Coritiba ganha a primeira no Brasileirão, mas continua segurando a lanterna
A 5ª rodada do Brasileirão premiou o Internacional que pulou para a liderança isolada do certame,  levando dois pontos de vantagem sobre o vice-líder Vasco, que empatou com o Grêmio, no estádio São Januário, sem abertura de contagem. 

O curioso é que depois de vencer o Atlético Mineiro pelo escore mínimo, ontem, no Beira-Rio, a equipe colorada ficou na dependência do arquirrival Grêmio, para terminar a rodada na parte mais alta da tabela de classificação. 
Essa dependência colorada ao bom desempenho do tricolor dividiu a torcida vermelha em dois grupos distintos: o dos “antigremistas” radicais, que torciam pela derrota do Grêmio, mesmo que isso significasse a perda da liderança, e o dos “antigremistas” moderados, que queriam que o Grêmio não perdesse para o Vasco, como não perdeu, para garantir a liderança do Brasileirão, que irão saborear pelo menos até a próxima rodada.   
O outro beneficiado da rodada foi o Coritiba, que finalmente venceu a primeira partida no Brasileiro, ao derrotar o Bragantino na casa do adversário pelo placar de 2 a 1, permitindo que sua torcida enfim respirasse nessa volta à elite do futebol brasileiro. 
Se por um lado não se pode atribuir a boa vitória do Coxa ao novo treinador contratado, Jorginho, já que ainda não assumiu, é viável admitir a hipótese de que a demissão do “tetra derrotado” Eduardo Barroca e do diretor executivo do clube Rodrigo Pastana tenha surtido algum efeito motivador para essa virada do time treinado nesse jogo pelo auxiliar técnico Mozart.
Embora animadora, essa reação não melhorou a situação do Coritiba na classificação do campeonato, já que continua segurando a lanterna devido à vitória do Ceará diante do Bahia pelo placar de 2 a 0.  
Mais uma vez os três clubes de nome Atlético foram os grandes castigados da rodada, já que voltaram a perder seus jogos, baixando de posição na tabela. 
O Atlético Mineiro, como já foi dito, perdeu para o Inter sábado no Beira Rio pelo apertado marcador de 1 a 0, mas é imperioso dizer que merecia melhor sorte na partida, já que apresentou um volume de jogo que, se tivesse sido bem aproveitado, poderia tê-lo levado ao empate ou até mesmo a uma vitória de virada. 
Seu homônimo paranaense caiu na Arena da Baixada diante do Fluminense, que venceu o confronto por 1 a 0, valendo-se de um gol contra de Aguilar, embora seja oportuno observar que o tricolor carioca  teve dois gols anulados.  
O Atlético Goianiense, por sua vez, levou 2 a 0 do Goiás e passou a ocupar a primeira posição da Zona de Rebaixamento, depois de ter assombrado no início da competição, goleando por 3 a 0 nada menos do que o Flamengo, atual campeão do Brasil e da América. 
Nos clássicos paulista e carioca deste domingo pelo Brasileirão, destaque para a vitória do Palmeiras diante do Santos, por 2 a 1, e o empate em 1 a 1 entre Flamengo e Botafogo.  
O último jogo da 5ª rodada será realizado quarta-feira, reunindo as equipes do Corinthians e do Fortaleza.
Se vencer esse compromisso, o alvinegro da capital paulista salta da 14ª para a 9ª colocação na tabela. Se empatar, passa a ocupar a 13ª posição na classificação geral, mas ainda com um jogo a menos.


Fale com nosso comentarista Lino Tavares:  [email protected] – whatsApp (55) 991778107. Leia artigos de Lino Tavares em Portal Terceiro Tempo.com.br – Rede de Mídia Brasil Online – Rede de Mídia Online Internacional – Revista Eletrônica Gibanet.com – Portal S.O.S Brasília – Jornal Expresso Minuano RS.
Foto: UOL

COMPARTILHE AGORA:

Leia também