Covid-19: Projeto irá dar aulas de português à distância para refugiados do DF

Por Matheus Venzi/Redação SOS BRASILIA

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil


A união da população tem sido fundamental no enfrentamento do coronavírus (Covid-19) e das mudanças que ele tem provocado na rotina de todos. Pensando nisso, os alunos-voluntários do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário IESB estão auxiliando imigrantes e refugiados do Distrito Federal a se adaptarem à sociedade brasileira por meio de aulas à distância.

O grupo de voluntários do Observatório de Direitos Humanos ensinam a língua portuguesa utilizando ferramentas de videoconferência e são orientados pela professora Francisca Gallardo. Na visão dela, essa ação facilitará a estadia deles dentro do país.

“O idioma é preponderante e conector de toda a população brasileira. É um importante elemento de unidade, mas para os imigrantes legais e refugiados significa, muitas vezes, uma barreira”, explica a professora Gallardo.

Os próprios alunos-voluntários são quem ministram as aulas. “É tudo feito a distância. Os horários das aulas tendem a se manter os mesmos, todos os sábados, entre 15h e 18h. Mas isso não é uma regra. Estamos todos disponíveis para atender quem se interessar ou precisar dessas aulas”, diz Luiz da Silva, um dos participantes do projeto.

De acordo com ele, cada professor voluntário dá aulas para até dois refugiados e o trabalho desenvolvido é muito mais importante do que apenas ensinar a língua. “Eu e os alunos acabamos prestando também orientações gerais de como se prevenir, onde e como procurar ajuda no combate ao coronavírus. A ideia é minimizar ao máximo os impactos da crise nesta população mais vulnerável”, comenta Luiz.

A iniciativa dos alunos por enquanto está atendendo refugiados do Haiti, Cuba e de Gana. Os interessados podem se matricular por telefone e combinar o dia das aulas de acordo com os professores disponíveis.


Mais informações:

*Sábado de 15h às 17h*

Celma Amorim – 99218-8318

Luiz da Silva – 99829-9691

Rodrigo Duarte – 99535-4351

*Sábado de 16h às 18h*

Maiara – 98442-7221

Maria Clara – 98209-8362

Katylenne – 99304-4435  

Créditos da foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

COMPARTILHE AGORA:

Leia também