Brasília é um dos locais onde passageiros mais esquecem objetos em carros de aplicativo

Levantamento foi feito pela empresa Uber. Entre itens deixados com maior frequência estão carteiras, chaves, celulares e roupas.

 — Foto: REUTERS/Shannon Stapleton
Foto: REUTERS/Shannon Stapleton

Os brasilienses estão entre os passageiros que mais esquecem objetos em carros de aplicativo. Segundo levantamento feito pela empresa Uber, a capital está na 10ª posição no ranking de cidades brasileiras em que isso acontece com maior frequência.

A colocação representa uma queda em relação ao ano passado. No levantamento feito em 2019, os brasilienses foram os que mais esqueceram itens nos carros.

Veja o ranking deste ano completo:

  1. Petrolina, Pernambuco
  2. Governador Valadares, Minas Gerais
  3. São Paulo, São Paulo
  4. Porto Velho, Rondônia
  5. Santa Maria, Rio Grande do Sul
  6. Itajaí, Santa Catarina
  7. Parauapebas, Pará
  8. Imperatriz, Maranhão
  9. Uberlândia, Minas Gerais
  10. Brasília, Distrito Federal

Há quatro anos, as carteiras, chaves e celulares são os campeões na lista de objetos esquecidos. Segundo o levantamento, há até objetos que costumam ser esquecidos em dias específicos da semana:

  • Segunda-feira: dinheiro
  • Terça-feira: fones de ouvido e caixas de som
  • Quarta-feira: malas e mochilas
  • Quinta-feira: óculos
  • Sexta, sábado e domingo: garrafas, roupas e celulares

História de passageiros

Motorista segura celular no aplicativo Uber  — Foto: Jorge Soares/G1
Motorista segura celular no aplicativo Uber — Foto: Jorge Soares/G1

A jornalista Luciana Carvalho é uma das passageiras que já esqueceu objetos em um carro de aplicativo na capital. Ela conta que deixou um celular dentro de um veículo em 2018 e entrou em desespero.

“Meu celular tinha acabado a bateria, ou seja, não tinha como ligar para o aparelho”, conta.

A história, no entanto, teve um final feliz e sem maiores transtornos. Segundo Luciana, assim que o motorista percebeu o aparelho dentro do carro, retornou para a empresa onde havia deixado a passageira e devolveu o celular.

O mesmo não pode ser dito sobre a história do editor de vídeo José Cláudio Soares, que também deixou um celular para trás. No caso dele, porém, ao entrar em contato com o motorista, o profissional disse que não havia aparelho nenhum no carro.

O homem comentou que uma outra passageira entrou no veículo após José Cláudio. O editor conseguiu rastrear o celular e encontrou o aparelho com a mulher, que havia desligado e guardado o telefone.

Como recuperar objetos esquecidos

Para encontrar um item esquecido, a Uber orienta os passageiros a entrarem em contato com o motorista por telefone, pelo próprio aplicativo. Na hipótese de o cliente ter deixado o celular no carro, é possível acessar a conta pelo computador. As instruções podem ser encontradas no site.

Se o motorista precisar se deslocar para devolver o item ao passageiros, a empresa afirma que uma taxa de devolução será cobrada e repassada integralmente ao trabalhador.

Ainda de acordo com a Uber, se o usuário não conseguir contato ou combinar a devolução com o motorista em até 24 horas após a viagem, o recomendado é falar diretamente com a empresa, também pelo site ou no aplicativo.

Fonte: G1 DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também