DERROTA PARA ROLLEMBERG/ TSE rejeita pedidos de cassação de Ibaneis por acusação de compra de votos

Ações foram movidas por adversários na campanha de 2018 e acusavam governador de compra de voto. Em evento, Ibaneis disse que reconstruiria, com dinheiro próprio, casas derrubadas pela antiga Agefis.

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal — Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal — Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (27) negar recurso que pedia a cassação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), acusado de compra de votos, abuso de poder econômico e abuso de poder praticado durante a campanha em 2018.

Segundo o relator, ministro Og Fernandes, não foram apresentadas provas robustas para comprovar a compra de votos. A decisão foi unânime.

  • O pedido de cassação foi apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) por Rodrigo Rollemberg (PSB) e Fátima Sousa (PSol), adversários de Ibaneis na campanha.

As condutas ilícitas, segundo a acusação, teriam sido praticadas durante um discurso, quando Ibaneis prometer reconstruir, com seu próprio dinheiro, as casas que foram derrubadas em operações da antiga Agência de Fiscalização do DF (Agefis), atual DF Legal.

Em seu voto, o ministro relator Og Fernandes disse que as promessas feitas durante o discurso tinham caráter genérico, pois as soluções apresentadas abrangem questões enfrentadas não só por aquela localidade, como por todo o DF.

Conforme o ministro, não houve a oferta com pedido pessoal em troca de voto. O entendimento foi seguido pelos demais ministros da Corte.

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também