Novos conselheiros comunitários de segurança do DF são empossados

Por: Redação SOS

Foram eleitos 200 voluntários da sociedade que vão trabalhar como elo entre as forças de segurança e a população. Mandato dos escolhidos vai até 2027

Responsáveis por atuar de forma integrada com os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), os 200 conselheiros comunitários de segurança escolhidos pela população tomaram posse nesta terça-feira (5). Os eleitos ficarão no mandato por quatro anos (2023-2027) e serão responsáveis por colher as demandas da comunidade e levá-las às autoridades para providências. De forma inédita, mais de 1.600 eleitores puderam escolher por meio do voto direto e eletrônico em urnas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) também compõem as diretrizes do programa DF Mais Seguro, recém-lançado pelo governador Ibaneis Rocha, para integrar ainda mais as forças de segurança. O trabalho, totalmente voluntário e sem vínculo com o GDF, consiste em aproximar os pedidos e anseios da comunidade com as autoridades policiais, cooperando com as ações e estratégias integradas de segurança pública.

Os eleitores escolheram 14 chapas nas regiões de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Fercal, Gama, Itapoã, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho II, Taguatinga e Plano Piloto. Ao todo foram 2.426 eleitores e 59 chapas cadastradas.

Como funciona

Na prática, os conselheiros se reúnem com a comunidade periodicamente, a cada 15 ou 30 dias, com o objetivo de acolher as demandas da região. Depois, os membros dos Consegs são responsáveis por repassar as questões discutidas aos órgãos competentes. Em 20 regiões administrativas, não houve votação, pois apenas uma chapa foi cadastrada.

 

Fonte: Agência Brasília 

COMPARTILHE AGORA:

Leia também