Comércio no DF: Shoppings reabrem nesta quarta-feira com novas medidas contra Covid-19

Por: Redação SOS Brasília

Decreto do GDF autorizou retomada dos centro comerciais. Estabelecimentos vão funcionar em horário reduzido e com parte das atividades suspensas; Pier 21 não vai reabrir.

Câmera termográfica sendo testada em shopping do DF — Foto: Celso Junior/Setec

Câmera termográfica sendo testada em shopping do DF — Foto: Celso Junior/Setec

Os shoppings do Distrito Federal vão reabrir as portas a partir desta quarta-feira (27). A retomada das atividades foi permitida por um decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), na última sexta (22).

No entanto, para funcionar em meio à pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos terão que adotar medidas de segurança, como a testagem dos funcionários e o uso obrigatório de máscaras (veja detalhes abaixo). Além disso, só poderão receber clientes durante meio período, das 13h às 21h.

  • Quem descumprir as determinações poderá responder pelo crime de infração de medida sanitária preventiva. Já as empresas estão sujeitas a multa e até à suspensão de alvará de funcionamento. Para garantir o funcionamento em meio a essa nova realidade, os shoppings estão tomando medidas para se adequar às regras. Veja abaixo alguns exemplos:

Entrada controlada

Segundo o decreto, todos os estabelecimentos terão que ter um controle de entrada dos clientes, colaboradores e fornecedores. A entrada só será permitida por quem estiver usando máscaras e não apresentar temperatura acima de 37,7ºC. Além disso, o fluxo de pessoas terá que ser reduzido em 50%, inclusive nos estacionamentos.

“O uso da máscara deverá ser constante, durante todo o período em que [os clientes] estiverem nas dependências do shopping”, afirma o ParkShopping, em nota. No local, também serão instalados tapetes sanitizantes para a higienização dos sapatos.

Sem consumo no local

O consumo nas praças de alimentação também seguirá suspenso. No Brasília Shopping, por exemplo, os clientes apenas poderão comprar nos restaurantes e levar para viagem. “Porém sem possibilidade de consumir no shopping”, afirma o estabelecimento, em nota.

No Iguatemi Shopping, que fica na região do Lago Norte, o consumo também funcionará apenas em esquema de delivery e take away.

Shopping do DF só com farmácia aberta — Foto: Larissa Passos

Shopping do DF só com farmácia aberta — Foto: Larissa Passos

Compras em drive-thru

Antes do decreto ser publicado, alguns shopping já haviam começado um serviço de compras em esquema de drive-thru, onde o cliente escolhe e paga o produto pela internet e, sem seguida, seleciona a forma de entrega: por meio de agendamento ou por delivery.

No dia das mães, nove shoppings da capital adotaram o esquema. Mesmo com a reabertura, alguns estabelecimentos optaram por continuar com o sistema de compra online e retirada no local, como o Shopping Conjunto Nacional.

O Brasília Shopping também vai manter a modalidade. “O drive-thru continuará em operação para os clientes que preferirem esse tipo de plataforma para aquisição dos produtos”, explica em nota.

Higiene reforçada

De acordo com o decreto, toda a higienização deverá ser reforçada e também precisará seguir uma rotina de desinfecção nas áreas de circulação, banheiros, portas e corrimãos. A maioria dos estabelecimentos contratou serviços especializados de desinfecção para a adoção das medidas exigidas.

“Equipamentos e produtos de higiene regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) serão utilizados a cada três horas em todo o empreendimento”, destaca o Shopping Conjunto Nacional.

Em outros estabelecimentos, o número de pessoas trabalhando no serviço de higienização e desinfecção foi ampliado nas áreas comuns de circulação.

Serviços suspensos

Mesmo com a reabertura dos shoppings, alguns serviços que funcionam dentro desses locais permanecerão suspensos, como:

  • Cinemas
  • Academias
  • Teatros
  • Brinquedotecas
  • Brinquedos eletrônicos

Além desses serviços, não será permitido o uso dos provadores das lojas. No ParkShopping, todas as lojas que tiverem esse serviço deverão isolá-lo, não permitindo o uso por parte dos clientes.

Píer 21 não vai funcionar

Mesmo com a possibilidade de retomar as atividades, nem todos os shoppings vão reabrir. É o caso do Píer 21. Segundo a empresa, “por ter características diferentes dos demais empreendimentos, atuando no segmento gastronômico, entretenimento e lazer, optamos neste momento em não abrir, permanecendo assim com os serviços de drive-thru e delivery”.

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também