Pacientes da rede pública de saúde do DF podem fazer tratamento homeopático de graça

Homeopatia — Foto: Detcos/VisualHunt

Serviço é executado por 11 profissionais e oferecido em nove unidades da rede pública; confira locais.

Homeopatia — Foto: Detcos/VisualHunt
Homeopatia — Foto: Detcos/VisualHunt

A Homeopatia, sistema terapêutico realizado à base de substancias vegetais, animais ou minerais, é oferecida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O serviço é executado por 11 profissionais e oferecido em nove unidades da rede pública do DF (veja lista ao final da reportagem).

Segundo a responsável técnica de Homeopatia da Secretaria de Saúde do DF, Maria de Fátima Della Côrte, o tratamento começa pela consulta médica, quando é feita uma entrevista com o paciente. “Durante a conversa, são coletadas todas as informações a respeito do indivíduo”, explica a médica.

O que é a homeopatia?

Segundo Maria de Fátima Della Côrte, a abordagem na homeopatia difere da alopatia – onde são utilizados os medicamentos da indústria química – por não se considerar o indivíduo de forma fragmentada e, sim, compreender a doença como uma expressão de um todo que se encontra em desarmonia.

“Essas informações são submetidas a um procedimento chamado repertorização, de onde se elege um ou mais de um medicamento, que apresente semelhança com o caso relatado.”

O paciente é orientado quanto ao uso da medicação, além de receber acompanhamento pelo médico homeopata. O tempo de duração do tratamento varia de acordo com o paciente, afirma a médica.

“O organismo tem papel ativo no restabelecimento de seu equilíbrio”, diz ela ao explicar que o medicamento estimula o funcionamento de algumas áreas do corpo que não estejam trabalhando da maneira como deveriam, ajudando-o a encontrar uma certa estabilidade.

Fachada do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), no DF — Foto: Google/Reprodução
Fachada do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), no DF — Foto: Google/Reprodução

Como acessar a homeopatia na rede pública?

O encaminhamento para a homeopatia na rede pública de saúde do Distrito Federal pode ser obtido tanto na unidade básica de saúde (UBS), pelo médico de família, como pelo profissional de saúde que atende nas unidades de Atenção Secundária.

A primeira consulta é marcada pelo sistema de regulação. Já os retornos são agendados onde o paciente irá receber a assistência em homeopatia.

O serviço é oferecido nas seguintes unidades:

  1. Adolescentro – Quadra 605, L2 Sul
  2. Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) – EQN 208/408 (antigo Centro de Saúde de Brasília nº 12) da Asa Norte
  3. Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
  4. Hospital Regional do Guará (HRGu)
  5. Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
  6. Policlínica de Ceilândia I – QNN 16, lote F, Área Especial, Ceilândia Sul, próximo à estação do Metrô (antigo Centro de Saúde nº4)
  7. Policlínica do Lago Sul – SHIS QI 21/23
  8. Policlínica do Riacho Fundo I – Avenida Cedro, Área Especial 14/15, QN 16 (antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral)
  9. Policlínica da Asa Sul – EQS 514/515, na W3 Sul

História da homeopatia

Christian Friedrich Samuel Hahnemann, nascido na Saxônia, em 10 de abril de 1755, e falecido em Paris, no dia 2 de julho de 1843, foi o fundador da homeopatia em 1779.

No Brasil, a especialidade foi introduzida, a partir de 1840, pelo médico francês Benoit Mure. O reconhecimento como especialidade médica ocorreu em 1979, pela Associação Médica Brasileira (AMB), quando foi fundada a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB).

Em 1980, o Conselho Federal de Medicina (CFM) fez a inclusão no rol de suas especialidades. E, em 21 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Homeopatia.

Fonte: G1 DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também