VÍDEO: após queda de raio, metrô fica sem energia no DF

Chuva invade loja de carros em Taguatinga

Regiões também registraram chuva de granizo. Em Ceilândia, ruas ficaram alagadas.

Raio cai em Ceilândia e deixa metrô sem energia DF

Trens e estações do metrô ficaram sem energia após a queda de um raio, na tarde desta segunda-feira (7), no Distrito Federal. O raio caiu na região de Ceilândia, mas atingiu toda a rede do metrô na capital. Por conta do incidente, vagões operam em velocidade reduzida.

Imagens gravadas por passageiros mostram a estação 114 Sul completamente no escuro, com todas as luzes apagadas. É possível ver que alguns usuários usam lanternas de celulares para iluminar o local.

Raio cai em Ceilândia e deixa metrô sem energia no DF — Foto: Reprodução
Raio cai em Ceilândia e deixa metrô sem energia no DF — Foto: Reprodução

Procurada pelo G1, a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) confirmou que um raio atingiu a região de Ceilândia e deixou algumas estações sem energia.

De acordo com a companhia, por conta do problema, a velocidade dos trens foi reduzida para 20 quilômetros por hora e eles estão operando manualmente. Ainda segundo a empresa, parte das estações já teve a energia restaurada.

Já a Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que as “descargas atmosféricas” não atingiram as estruturas da companhia, e que a energia foi religada automaticamente.

Chuva de granizo

Chuva invade loja de carros em Taguatinga
Chuva invade loja de carros em Taguatinga

Além dos problemas no metrô, moradores e comerciantes de Águas Claras e Taguatinga registraram chuva de granizo na tarde desta segunda. Imagens enviadas à reportagem mostram que a água invadiu uma loja de carros que fica na QSD 31, no Pistão Sul (veja vídeo acima).

Já em Águas Claras, na Avenida das Araucárias, moradores registraram também granizo e vento forte. Houve falta de energia, mas a situação voltou ao normal em seguida. No P Norte, em Ceilândia, ruas ficaram alagadas por conta da força da chuva.

Chuva invade loja de carros em Taguatinga — Foto: Arquivo pessoal
Chuva invade loja de carros em Taguatinga — Foto: Arquivo pessoal

O que diz o Inmet?

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) soltou um alerta de “perigo potencial” de chuvas intensas no DF nesta segunda-feira. Segundo o informe, pode chover “entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia”.

As regiões mais atingidas foram Brazlândia, Ceilândia, Águas Claras, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Lago Norte e parte da Asa Norte. De acordo com o Inmet, outros pontos do DF ainda têm possibilidade de chuvas e é preciso ficar alerta.

Ainda segundo o instituto, a água deve deve continuar caindo até quinta-feira (10). A partir de então, o tempo começa a ficar mais firme.

“O início das chuvas é assim mesmo. Chove, o tempo firma de novo, e depois ela a água volta a aparecer. Mas só deve chover de forma significativa a partir de novembro”, afirma o meteorologista Olívio Bahia.

Moradores de Ceilândia registraram enxurrada nas pista da cidade.  — Foto: Arquivo pessoal
Moradores de Ceilândia registraram enxurrada nas pista da cidade. — Foto: Arquivo pessoal

Temperatura

A temperatura máxima registrada no Plano Piloto nesta segunda foi de 30,8ºC, entre 12h e 14h. Na região do Gama, a máxima foi de 32,2ºC, por volta de 13h.

Em relação ao calor e tempo abafado, o meteorologista Olívio Bahia explica que são resultado da chegada das chuvas.

“O padrão atmosférico está mudando e, com isso, o tempo e a umidade também, deixando o clima abafado e quente.”

Fonte: G1 DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também