DE OLHO NA LIBERTADORES, LÍDER E VICE-LÍDER TROPEÇAM FEIO NA 10ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Por: Lino Tavares
Foto: UOL
Inter perde para o lanterna Goiás com um jogador a menos. Flamengo cai de 2 a 0 diante do Ceará

Inter perde para o lanterna Goiás com um jogador a menos. Flamengo cai de 2 a 0 diante do Ceará

Sem dúvida a volta da disputa da Copa Libertadores, que acontece no meio da semana com os jogos da 3ª rodada da fase de grupos, teve grande influência nos resultados insatisfatórios colhidos nesta 10ª rodada do Brasileirão pela maioria dos clubes envolvidos no torneio continental.

Dos sete brasileiros que disputam a Libertadores, apenas o Athletico Paranaense conseguiu vencer na rodada do fim de semana, batendo o Rival Coritiba, sábado, pelo escore mínimo.

Os demais empataram ou perderam, enfrentando equipes tecnicamente inferiores, com exceção de São Paulo e Santos, que empataram em 1 a 1, mas são equipes possuidoras de padrão técnico equivalente.

O Grêmio também empatou com o Fortaleza por igual placar, mas esse empate teve sabor de derrota, considerando a inferioridade técnica do adversário e também o fato de haver perdido esses dois preciosos pontos atuando em sua Arena com o time completo.

Outro empate insatisfatório de participante da Libertadores da América foi o do Palmeiras em 2 a 2 frente ao Sport, em pleno Allianz Parque.

Com esse resultado, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo desperdiçou, diante de uma equipe tecnicamente inferior, a chance de somar 3 pontos que o deixariam na vice-liderança a apenas 1 ponto do líder Internacional.

Os fracassos mais contundentes, dentre os brasileiros da Libertadores, são representados por derrotas inexplicáveis dos clubes do andar de cima, que brigam pela liderança do certame nacional.

O principal deles, que tem ares de fiasco, foi a derrota de 1 a 0 sofrida pelo líder Internacional diante do fraco Goiás, até então segurando a lanterna do Brasileirão.

Não bastasse ser uma derrota do primeiro para o último colocado da competição, esse tropeço colorado fica ainda mais agravado por ter ocorrido contra dez jogadores do time goiano, que se viu desfalcado desde o início da partida, devido à expulsão de Jefferson a menos de dois minutos da etapa incial.

Menos ruim para os colorados, que o Flamengo, até então vice-líder do campeonato, também pagou o preço de estar com os olhos voltados para o compromisso pela da Libertadores, e caiu de 2 a 0 para o mediano Ceará no Castelão.

Quem se deu bem nessa 10ª rodada do campeonato brasileiro da série A foi o Atlético Mineiro, que está fora da disputa da Libertadores neste ano de 2020, podendo dedicar-se exclusivamente às disputas de âmbito nacional.

Ao bater o Bragantino, agora ocupando a última colocação na tabela, pelo placar de 2 a 1, o Galo pulou para a vice-liderança do Brasileirão, ficando 2 pontos atrás do líder, mas com melhor aproveitamento do que o Inter, porque tem um jogo a menos do que o colorado gaúcho.

POR LINO TAVARES

COMPARTILHE AGORA:

Leia também