FLAMENGO DE DOMÈNEC VOLTA A VENCER, CHEGA A VICE-LÍDER E SE TORNA SÉRIO CANDIDATO AO TÍTULO

Por: Lino Tavares
Foto: UOL

Grêmio volta a jogar mal, mas vence o Bahia em Salvador e espanta a crise

Batendo o Ceará em casa por 2 a 0, o Internacional termina a 9ª rodada do Brasileirão, mantendo a liderança isolada do campeonato, agora com 20 pontos na tabela, três à frente do segundo colocado.

O problema é que agora o vice-líder não é um “cavalo paraguaio” qualquer. É o bem constituído time do Flamengo, que vem de uma trajetória de sucessivas vitórias depois de alguns tropeços no início da competição, que aconteceram mais por questão emocional, motivada pela saída do técnico Jorge Jesus, do que por eventual queda de padrão daquele futebol que o tornou campeão do Brasil e da América no ano passado.

A situação fica um pouco mais delicada para o Inter, no que diz respeito à manutenção da liderança que ora ocupa, considerando que ainda não enfrentou o time flamenguista, precisando derrotá-lo no confronto direto para, aí sim, encher de esperança sua torcida acerca da sonhada conquista do título de 2020.

Além do super time da Toca do Urubu, o colorado gaúcho tem em seus calcanhares, igualmente com três pontos à frente, o time do São Paulo, mas que não assusta muito, considerando que ainda pratica um futebol de altos e baixos, que o leva à perda de pontos para equipes teoricamente menos qualificadas.

Ontem o tricolor paulista não foi além de um modesto empate em 1 a 1 com o pequeno Bragantino, que teve sabor de derrota já que o jogo foi realizado no Morumbi, embora tenha que ser descontado o fato da ausência de torcida nos estádios motivada pela pandemia.

Mais candidato do que o São Paulo a lograr êxito, nessa briga pela liderança, é o time do Palmeiras, embora seja imperioso dizer que também não anda praticando um futebol de encher os olhos.

É preciso considerar, contudo, que o esquadrão palmeirense é constituído de um plantel qualificado, que lhe reserva uma boa margem de crescimento futebolístico nas próximas rodadas do Brasileirão.

Aliás, essa melhoria de padrão já começa a aparecer, como se viu hoje na vitória de 2 a 0 que o Palmeiras impôs ao rival Corinthians na casa do adversário, que serve de sinal de alerta para que o alvinegro paulista tome alguma atitude, visando a melhor sua participação neste campeonato.

Mesmo estando na quarta colocação do certame, com 16 pontos na tabela, o time do Allianz Parque possui melhor aproveitamento na competição do que o segundo e terceiro colocados, uma vez que tem um jogo a menos, que quando disputado poderá lhe render três preciosos pontos.

Mudando da parte de cima para o meio da tabela, vale observar que essa 9ª rodada proporcionou um pouco de alívio à torcida gremista, que finalmente viu seu time vencer pela segunda vez neste Brasileirão.

Nos primeiros minutos de jogos, parecia que o time de Renato afundaria mais uma vez, deixando-se dominar pelo tricolor baiano, que atacava perigosamente colocando a zaga de reservas do Grêmio, composta por Paulo Miranda e David Braz, em situação complicada.

Com domínio no setor intermediário, o Bahia conseguiu vários escanteios e criou situações vivas de gol, dando bastante trabalho ao goleiro Vanderlei, que estava numa noite inspirada e realizou grandes defesas.

Mas, confirmando a velha tese de que “quem não faz leva”, quem acabou abrindo o marcador foi o Grêmio, num tiro certeiro de Alisson, depois de uma boa jogada de Everton. Daí por diante o time de Renato conseguiu equilibrar as ações e com boas opções de ataque chegou ao 2 a 0 e assumiu o controle do jogo.

Entretanto ainda não estava livre da pressão baiana, porque perderia o seu articulador Matheus Henrique, expulso ao receber o segundo cartão amarelo, a partir do que o dono da casa voltou a atacar com perigo, só não vazando a meta do visitante porque o goleiro Vanderlei, como já foi dito, estava em noite inspirada e fechou a meta gremista.

Sentindo a pressão do adversário, Renato promoveu várias mudanças no time, injetando sangue novo na equipe. A partir dessas mudanças, o Bahia não mais conseguiu se impor no jogo, tornando-se totalmente inoperante, principalmente quando teve um jogador expulso.

No dez contra dez, o desfalcado Grêmio garantiu o 2 a 0 no placar, voltando para Porto Alegres com os três pontos que o fizeram subir consideravelmente na tabela de classificação, espantando assim a ameaça de crise que rondava as hostes mosqueteiras.

Equipe SOS Brasília

COMPARTILHE AGORA:

Leia também