INTER VENCE GOIÁS COM AJUDA DO VAR E FICA A 3 PONTOS DO LÍDER SÃO PAULO QUE PERDEU EM CASA

Por: Lino Tavares

Flamengo leva 2 a 0 do Ceará, no Maracanã, e se complica na briga pelo título

Sem a menor dúvida, a 29ª rodada do Brasileirão, faltando dois jogos para ser concluída, tem como grande favorecido, em função de seus resultados, o Internacional, que não só manteve a vice-liderança como viu encurtar-se a distância que o separa do líder São Paulo.  

É claro que essa série de vitórias coloradas, sob o comando de Abel Braga, enche de entusiasmo a torcida do Inter, concedendo-lhe o direito de voltar a sonhar com o título brasileiro de 2020. 

Mas é só o torcedor, ser passional por excelência, que tem o direito de acreditar piamente na hipótese da quarta conquista colorada no campeonato brasileiro, nesta temporada futebolística de 2020, que se conclui em 2021. 

A nós, comentaristas que temos o dever de trabalhar com a ferramenta da verdade, não é lícito entrar nesse “oba oba do já ganhou”, sem analisar criteriosamente todos os prós e contras que influirão na concretização desse procedente sonho colorado.

Eu diria que a possibilidade de o Inter se tornar campeão brasileiro de 2020 passa com muita contundência pelos resultados positivos e negativos que o Grêmio obtiver em seus compromissos futuros no Brasileirão.  

A explicação é simples. Todos os times com quem o Inter disputa o título brasileiro, inclusive o líder São Paulo, terão jogos diante do Grêmio nesta reta final do campeonato.  

Dentre esses, o Atlético Mineiro com dois jogos a menos do que o Inter dispõe desses confrontos atrasados para chegar a 55 pontos, o que o colocaria dois pontos à frente do time colorado na classificação geral.  

Ocorre que, além disso, o Galo pode pegar o Grêmio desmobilizado, em razão do envolvimento na Copa do Brasil, e faturar mais três pontos em cima do tricolor, aumentando assim para cinco pontos a suposta vantagem sobre o colorado do Beira-Rio. 

O mesmo acontece em relação ao Flamengo, que  poderá valer-se também de uma eventual vitória sobre o Grêmio desmobilizado, para encostar perigosamente no time de Abel Braga. na classificação geral.   

Tais hipóteses, procedentes sob todos os aspectos, permitem dizer que os planos colorados de conquistar o título brasileiro devem ter seu foco voltado para uma vitória no Gre-Nal deste segundo turno, pois se vencer o clássico terá descontados esses pontos que seus concorrentes diretos poderão faturar em cima do rival tricolor, em circunstância excepcionais.  

Focando agora os resultados dessa rodada, torna-se imperativo indagar o que está havendo com São Paulo e Flamengo, que mais parecem um trem descarrilando a poucos metros da chegada à estação? 

Na rodada anterior, o rubro-negro carioca perdeu o Fla-Flu, algo de certo modo compreensível por se tratar de um clássico, enaqunto o tricolor paulista foi derrotado surprendentemente por 4 a 2 pelo pequeno Bragano do interior de São Paulo. 

Nesta rodada, esses dois candidatos ao título voltaram a perder, desta vez com o Flamengo surpreendendo negativamente  ao ser batido pelo Ceará por 2 a 0, em pleno Maracanã, e o São Paulo sendo derrotado pelo Santos por 1 a 0, resultado aceitável, considerando tratar-se de um clássico do futebol paulista.    

Tudo o que aqui foi colocado  só permite um tipo de resposta à pergunta “quem vai ser o campeão brasileiro de 2020 ?”:  “Não sei, sequer imagino e quem se arriscar a tanto é maluco !”

Por Lino Tavares

COMPARTILHE AGORA:

Leia também