Bolsonaro quer liberar os vacinados do uso da máscara

Por: Renato Riella

Presidente Bolsonaro abriu polêmica ontem, determinando que o Ministério da Saúde estude a liberação do uso de máscaras para pessoas que comprovarem já terem recebido a segunda dose da vacina contra Covid-19.
Ele pensa em estender essa possibilidade a quem já teve a doença, mas nesse caso a comprovação parece impossível.

A proposta de Bolsonaro vai despertar muitas reações, inclusive na CPI da Pandemia do Senado, mas Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que o estudo será feito.

Surge a lembrança de que existe lei federal sobre o uso da máscara, o que levaria a decisão para o Congresso Nacional. Há também legislações estaduais e municipais que obrigam as populações a adotarem as máscaras.
Muitos outros países que avançaram na vacinação já assumiram postura semelhante, inclusive os Estados Unidos.

COPA – Como se esperava, Supremo Tribunal Federal autorizou a realização da Copa América, que começa no domingo em Brasília.

Os 11 ministros rejeitaram recursos que tentavam suspender o certame, mas recomendaram aos diversos governos medidas preventivas contra a Covid-19.

CERTIFICADO – Senado aprovou projeto que cria o Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS).
Esse certificado permitirá a identificação de pessoas vacinadas ou que testaram negativo para covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas. O texto vai à apreciação da Câmara.

CLUBES – Senado aprovou projeto que traz incentivos à transformação de clubes de futebol em empresas.
O projeto cria o Sistema do Futebol Brasileiro, mediante tipificação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O texto vai à apreciação da Câmara.

SAFRA – A produção brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve render safra recorde de 262,8 milhões de toneladas em 2021. O volume representa aumento de 3,4% em relação à safra do ano passado, que alcançou 254,1 milhões de toneladas. A informação é do IBGE.

SUPERMERCADOS – Vendas nos supermercados registraram crescimento de 4% no primeiro quadrimestre de 2021 na comparação com o ano passado.
Em abril, ante o mesmo mês de 2020, houve crescimento de 2,77%.
Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

VACINAÇÃO – Brasil tem 11,11% da população que tomou as duas doses de vacinas contra a Covid.
A primeira dose foi aplicada em 52.790.945 pessoas, o que equivale a 24,93% da população.

Ontem, no Brasil, 2.344 mortes pela Covid-19, elevando o total a 482.135.

MOTOS – Nas redes sociais, mobilização para passeio de moto do Presidente Bolsonaro com milhares de motoqueiros em São Paulo, amanhã (12).

PERU – Apuração das eleições presidenciais do Peru terminou com a vitória do sindicalista Pedro Castillo, com 50,19% dos votos, contra 49,8% de Keiko Fujimori.
A candidata derrotada pretende contestar o resultado judicialmente.

G7 – Os líderes do grupo G7, que se reúnem hoje na Inglaterra, vão se comprometer a distribuir ao menos 1 bilhão de doses de vacinas contra a Covid-19 pelo mundo, principalmente aos países mais pobres, para acabar com a pandemia até 2022.
Integram o bloco Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos.

AGENDA – Presidente Bolsonaro está hoje em São Mateus (ES), onde entrega moradias do Residencial Solar São Mateus.

ECONOMIA – Bolsa de Valores voltou ontem aos 130 mil pontos (130.076), com aumento de 0,13%.
Dólar fechou a R$ 5,06, com queda de 0,06%.

Por RENATO RIELLA

COMPARTILHE AGORA:

Leia também